Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

7 doenças que podem causar coceira nos olhos: saiba quais são

sleepy pretty caucasian woman puts fist on eye isolated on olive green background with copy space

Oftalmologista explica cada uma deles citando sintomas adicionais e orienta o que fazer nessa situação

Coçar os olhos é algo que muitas vezes fazemos até sem perceber, em alguns casos só nos damos conta quando os olhos já estão realmente irritados de tanto se coçar. O motivo da coceira no olho pode ser algo passageiro e simples, como a presença de um corpo estranho como um cisco ou poeira, pode ser também a exposição a fatores que causam irritação e alergia, como fumaça, pólen e pêlos de animais. Tudo ainda pode se agravar se levarmos as mãos sujas aos olhos ou exagerarmos na pressão exercida na fricção.

Imagem: divulgação internet

O presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), Henrique Rocha, alerta sobre isso. “O ato de coçar o olho pode causar prejuízos para o globo ocular. Se houver alguma partícula, por exemplo, a fricção produz atrito nos tecidos e favorece processos inflamatórios. Quando exercemos muita pressão e coçamos o olho com frequência, a longo prazo, existe até o risco de descolamento da retina”, afirma.

O presidente da Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO), Henrique Rocha, alerta sobre os perigos de se coçar os olhos
Arquivo pessoal

No entanto, a coceira nos olhos pode ser também o sinal de algo mais sério, principalmente se ela for duradoura e estiver acompanhada de outros sintomas. “Ao perceber que essa coceira está constante agende uma consulta com o oftalmologista e, dependendo do caso, vá a uma emergência oftalmológica”, destaca o médico. O especialista elenca alguns do principais problemas que podem possuir a coceira nos olhos como um sintoma:

Henrique Rocha orienta o que fazer se os olhos estiverem coçando muito. “Se a coceira nos olhos for frequente, algumas medidas podem ajudar a aliviar o desconforto. Deve-se evitar coçar os olhos para não agravar a irritação, utilizar compressas frias para reduzir a coceira, identificar possíveis alérgenos e evitar o contato com eles e usar colírios lubrificantes ou antialérgicos prescritos pelo seu médico. Se os sintomas persistirem, procure um oftalmologista”, destaca.

Por Dayse Luan

Sair da versão mobile