Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes
A didática é um segmento da ciência pedagógica que tem o objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitem a aprendizagem dos estudantes. Para o professor, seu estudo é importante para aprimorar práticas e para desenvolver estratégias de ensino cada vez mais criativas e eficazes.
Por Leonardo Valle (Instituto Claro)
Como campo do saber, a didática não apenas oferece conceitos e teorias, mas também instrumentos práticos para criar ambientes de aprendizagem dinâmicos. Ela capacita o professor a ajustar suas abordagens de acordo com as necessidades específicas dos alunos, promovendo uma educação mais personalizada e eficiente.
Para completar, o estudo da didática tem como ganho desenvolver habilidades reflexivas na docência, possibilitando ao professor analisar criticamente suas práticas em sala de aula.
Confira abaixo cinco livros que ajudam a conhecer mais sobre didática.
Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média
Amélia Domingues de Castro (org.), editora Cengage, 2001
Os autores classificam a didática como um problema real e urgente da educação por afetar o dia a dia das escolas, o que requer soluções imediatas.
Ela se concentra no ensino, nas interações entre professores e alunos e nas condições de aprendizagem. Assim, a obra reúne textos que visam promover uma visão abrangente do que tem sido feito na área da didática.
Didática em questão
Vera Maria Candau, editora Vozes, 2012
Análise crítica sobre o ensino e a pesquisa em didática. Explora a formação de educadores, os fundamentos teóricos do ensino da didática, abordagens alternativas para sua instrução e as propostas e contextos da pesquisa nesse ramo da educação.
Didática
José Carlos Libâneo, Cortez, 2018
O autor enfatiza a importância de compreender a didática como a teoria do processo de ensino, integrando teoria e prática na formação do professor. A didática é vista como uma disciplina que une conhecimentos de diferentes áreas, como educação, psicologia e sociologia, para estabelecer princípios básicos aplicáveis ao ensino de todas as disciplinas escolares.
Didática: embates contemporâneos
Maria Amélia Santoro Franco e Selma Garrido Pimenta, Loyola, 2010
O livro aborda a importância da didática em meio aos desafios enfrentados pelas escolas atualmente, como as difíceis condições de trabalho dos professores e a desvalorização da educação.
As autoras buscam reavivar o debate sobre a didática e compartilhar reflexões para fortalecer a prática do ensino, visando melhorar a qualidade da educação e o desenvolvimento profissional dos docentes.
Estratégias didáticas para aulas criativas
Simão de Miranda, Pairus editora, 2016
A obra oferece um conjunto de estratégias cientificamente embasadas, destinadas a promover a criatividade no trabalho pedagógico de professores em diferentes níveis de ensino. O autor compartilha de forma sistematizada muitas de suas experiências em sala de aula. Focando em cinco tipos de estratégias didáticas – facilitar a integração da turma, explorar conteúdos, avaliar a aula ou curso, autoavaliações dos alunos e professores, e momentos específicos de ensino –, o livro apresenta uma linguagem clara e acessível com exemplos práticos.
Veja mais:
7 livros obrigatórios para professores sobre alfabetização e letramento
10 metodologias ativas de aprendizagem explicadas
Crédito da imagem: FG Trade – Getty Images” – Netflix
Fonte: institutoclaro.org.br
- Mesma profissão: sancionada lei que equipara carreiras de geologia e engenharia geológica
- Publicado edital de seleção para 34 vagas temporárias na Sead
- PT pede arquivamento de Projeto de Lei que anistia condenados pelo 8/1
- Cerca de 80 crianças dançam em Festival de Ballet Infantil no Shopping Cerrado
- Exercício físico na gravidez é tema de encontro do grupo Gestar Vidas