21 de dezembro de 2024

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Sala de aula: movimento aparente do sol (ciclo do dia e da noite)

Plano de aula aborda conceitos e a relação com o deslocamento da Terra

Por Janaina Dutra Gonzalez (Instituto Claro)

Área de conhecimento: Ciências

Nível: Ensino Fundamental I

Conteúdos

Este plano de aula trata de discutir o movimento aparente do Sol ao longo do dia, processo que nos transmite uma sensação equivocada de que o Sol está se movimentando ao redor do planeta Terra. Com o desenvolvimento das propostas a seguir, os estudantes serão capazes de compreender que o movimento de rotação da Terra é o verdadeiro responsável por essa sensação de que o Sol está se movendo, auxiliando na compreensão dos fenômenos do dia e da noite.

Objetivos

  • Compreender o movimento aparente do Sol no céu e a sua relação com o dia e a noite, desenvolvendo o entendimento básico de astronomia.
  • Reconhecer o Sol como fonte de luz e calor.
  • Compreender que o Sol parece se mover no céu.
  • Identificar a relação entre o movimento aparente do Sol e o ciclo dia/noite.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Movimento aparente do Sol; e
  • Dia e noite.

Palavras-chave:

Movimento aparente do Sol. Dia. Noite.

Previsão para aplicação:

2 aulas de 50 minutos/cada.

Materiais utilizados:

  • Modelo de um Sol – pode ser desenhado, confeccionado com papel amarelo.
  • Globo terrestre ou mapa-múndi.
  • Lápis de cor, papel e tesoura.
  • Cartolina ou papel cartão.

Proposta de trabalho:

A sequência de atividades a seguir será apresentada em cinco etapas, com sugestão de duas aulas para ser desenvolvida. Siga as etapas para a sua execução e bom trabalho!

1ª Etapa: Introdução

Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o Sol e por que ele é importante. Para essa discussão, apresente o vídeo a seguir como proposta disparadora:

Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

Em seguida, discuta brevemente a ideia de dia e noite, incentivando os estudantes a compartilharem suas experiências. Proponha uma reflexão acerca das atividades que são mais viáveis de se realizar em cada período do dia e os motivos para tal escolha.

2ª Etapa: Apresentação do conceito

Apresente o modelo de um Sol para a turma. Explique que o Sol parece se mover no céu durante o dia utilizando o modelo escolhido. Discutam se de fato o Sol se movimenta e por que isso acontece, indicando que o movimento de rotação da Terra é o principal responsável por essa sensação.

Utilize um globo terrestre ou mapa-múndi para mostrar como diferentes lugares na Terra experienciam o dia e a noite com o apoio de uma lanterna. Finalize com a apresentação do vídeo:

Acesso em: 07 de janeiro de 2024.

3ª Etapa: Atividade prática

Distribua cartolinas ou papel cartão, lápis de cor e tesouras para cada dupla ou trio de estudantes. Peça que desenhem um horizonte na parte inferior da cartolina e fixem o Sol em uma posição específica, de modo que ele fique passível de mudança de localização na folha.

Ao longo de um período de 30 minutos, peça que movam o Sol para diferentes posições na cartolina, representando o movimento aparente do Sol no céu e comparando com os períodos do dia. Essa proposta pode ser ampliada com uma observação do Sol em uma área aberta da escola, em seguida simulando no desenho a altura em que o Sol se encontra no momento da atividade.

4ª Etapa: Discussão em grupo

Reúna duas duplas/trios para discutir as observações e os desenhos que cada um fez. Encoraje a exploração de perguntas como “Por que o Sol se move?” e “Como isso afeta o nosso dia?”. Havendo tempo disponível, alguns grupos podem apresentar para a sala as suas propostas.

5ª Etapa: Conclusão e síntese

Oriente a turma para uma discussão final sobre o movimento aparente do Sol. Destaque a importância do Sol para a vida na Terra e resuma os principais pontos discutidos. Peça aos estudantes que registrem no caderno um pequeno texto sobre as conclusões da aula.

Como sugestão de tarefa para casa, de modo a ampliar o repertório da turma, solicite aos estudantes que observem a posição do Sol no céu em diferentes momentos do dia, registrem suas observações e compartilhem na próxima aula com a turma.

Plano de aula elaborado pela professora Janaina Dutra Gonzalez.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Fonte: institutoclaro.org.br

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