Salas de aula em obras ajudam a reduzir defasagem educacional de adultos no Brasil
O programa Escola Nota 10, da MRV, nasceu em 2011 e já formou quase cinco mil trabalhadores da construção civil, em 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Atualmente, o projeto está com 18 unidades em funcionamento, uma delas numa obra da construtora em Goiânia, no Lorena Park. Os dados são celebrados neste Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro
Fortalecer a educação e o desenvolvimento de seus colaboradores é um dos grandes compromissos sociais da MRV, maior construtora da América Latina. É nesse contexto que o Programa Escola Nota 10, criado pela companhia, ganha relevância no combate à defasagem educacional de jovens e adultos no Brasil, que ainda hoje conta com uma população de 9,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos, que não sabem ler e nem escrever, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2023. Desse total, o analfabetismo atinge 8,3 milhões de brasileiros com mais de 40 anos, ou 5,4% da população nacional.
Desde a sua criação, em 2011, até hoje, o Escola Nota 10 da MRV já formou quase 5 mil trabalhadores da construção civil. Atualmente, o programa conta com 18 salas de aula em funcionamento nas obras, 18 em fase de implantação e com uma meta, ainda para 2024, de alcançar 49 unidades em todo o país e atender 783 alunos. Os dados são celebrados neste Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro.
A escolaridade nas obras já fez e ainda faz a diferença na vida de centenas de brasileiros que não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças no ensino regular. Somente por meio do projeto EJA realizado pelo Sesi/Senai nas obras de Goiás, em 2023 estudaram em turma do Ensino Fundamental e Médio 323 profissionais. Nos últimos cinco anos, de 2018 a 2023, foram quase 1.900 pessoas beneficiadas.
O programa Escola Nota 10, por meio de parceria com o Alicerce Educação, que conta com metodologia para alfabetização de adultos em ciclos de 2 meses de duração, salas de aula são instaladas em canteiros de obra para os alunos terem aulas antes de iniciar o expediente. Com investimento de 1 milhão de reais, o projeto certificou 323 alunos, somente no ano de 2023.
Meta de 100%
Com quase cinco mil alunos formados ao longo de mais de 10 anos e impacto em 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a MRV estabeleceu uma meta: alcançar 100% de alfabetização entre seus colaboradores. Já estão previstas abertura de escolas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Ceará e Bahia para o próximo mês.
“Os gestores de obras foram desafiados a garantir que tenha pelo menos uma escola em funcionamento em sua região de atuação. Esta iniciativa foi prontamente abraçada pela produção, demonstrando o comprometimento da equipe com o desenvolvimento educacional dos colaboradores. Além disso, a MRV conta com parcerias estratégicas com organizações não governamentais para ampliar o alcance e o impacto do Programa Escola Nota 10”, explica Raphael Lafetá, Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.
Em Goiânia, uma das salas de aulas montadas pela MRV funciona numa obra da empresa no setor Lorena Park, onde cinco profissionais usam parte de seu expediente de trabalho para estudar. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17 horas, e os alunos recebem educação básica com orientações de um professor presencialmente. A duração média das escolas nas obras é de um ano. “Sob a liderança da área de Sustentabilidade e com o apoio do Instituto MRV, a empresa, por meio do programa, fortalece seu compromisso com a educação e o desenvolvimento de seus colaboradores”, afirma Raphael Lafetá, diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO.
Nunca é tarde
O Sr. Everaldo Laurindo dos Santos foi um dos primeiros alunos no país do programa Escola Nota 10. Ele trabalha como auxiliar de limpeza e pedreiro na MRV em Maceió há nove anos. Quando começou no projeto, ele dizia que não sabia escrever o próprio nome, mas ao ser alfabetizado revela que sua autoestima melhorou. Ele conta que entrou no projeto muito tímido e reservado, mas hoje se mostra muito mais comunicativo e gosta de compartilhar suas opiniões. “Agora eu consigo escrever o meu nome, copiar palavras e escrever números até 100. A Escola Nota 10 me mostrou que é possível aprender a ler e escrever aos 44 anos”, diz.
Outro bom exemplo de que nunca é tarde para aprender vem de Goiás. A servente de obras Delivalda de Jesus Barbosa, de 43 anos, está estudando para completar o Ensino Fundamental na obra Gran Lírio, um dos empreendimentos da MRV na capital Goiânia. Ela conta que foi alfabetizada e estudou até a quinta série fundamental, quando morava na zona rural de sua cidade natal, Canápolis (BA), onde desde muito jovem já ajudava os pais com a lida diária na roça. Delivalda lembra que aos 12 anos, com autorização dos pais, decidiu parar os estudos para ir trabalhar de babá em Brasília-DF. Depois, até voltou para Bahia, mas não retomou aos estudos.
Assim, somente agora, em Goiânia, cidade em que vive desde 2005, ela teve a oportunidade de voltar a estudar. Trabalhando na MRV, ela conseguiu retomar os estudos e sonhar com a conclusão do Ensino Médio. “Eu decidi participar do projeto Escola Nota 10 para terminar o meu Ensino Fundamental e meu Ensino Médio. Com as aulas, logo pretendo fazer o Encceja e ter meu certificado. Essa oportunidade pra mim é muito gratificante”, destaca ela, sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja), realizado pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que confere certificação a jovens e adultos que não concluíram o ensino na época esperada.
Sobre a MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos acessíveis para o público que busca o sonho de ter a casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves, e hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Conheça mais: www.mrv.com.br.
- Sistema jurídico brasileiro impõe realidade desafiadora para empreendedorismo
- Pets ganham atenção especial em projetos de condomínios verticais
- Hemu promove Dia da Beleza e Autoestima em alusão ao Outubro Rosa
- Hospital Santa Helena inaugura estrutura reformada do Pronto-Socorro
- Hospital de Câncer Francisco Camargo inaugura nova ala