21 de abril de 2025
ArtigosEducação e pesquisaNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Saúde com Ciência: cuidado com o uso de receitas caseiras

Misturas de substâncias e soluções podem ser perigosas e causar mais danos do que benefíciosCompartilhe:

Você conhece alguém que sempre divulga uma receita caseira milagrosa para resolver um problema de saúde ou mesmo para limpar a casa? O perigo está na falta de conhecimento sobre as consequências de misturar diferentes substâncias sem entender os riscos. Utilizar receitas caseiras sem saber realmente quais são os efeitos, quantidade adequada e frequência de uso pode causar mais danos do que benefícios.

Por que ter cuidados com receitas caseiras?

  • Não têm comprovação científica: muitas receitas são baseadas apenas em “dizem que funciona”, sem estudos que garantam sua segurança.
  • Falsa segurança: algumas pessoas acham que estão protegidas e acabam se expondo a riscos desnecessários.
  • Risco de intoxicação e irritação: misturar produtos ou usar ingredientes errados pode causar queimaduras, alergias e até envenenamento.

Não caia em armadilhas

  • Dengue

Cravo da índia, álcool, borra de café, chá de inhame ou chá de boldo não curam ou previnem a dengue. Especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) apontam que não há comprovação científica da eficácia desses produtos e alertam para o perigo que podem representar para a saúde da população.

A recomendação é limpar a casa, não deixar acúmulo de água parada e usar repelentes. Veja mais ações de prevenção e tratamento aqui. Em caso de sintomas, procure uma unidade de saúde.

A automedicação também não é indicada, pois pode causar reações graves e, até mesmo, hemorragias.

  • Covid-19

Não há receitas caseiras que sejam comprovadamente eficazes contra a covid-19. O uso de chás ou qualquer outra mistura não tem eficácia para curar ou prevenir a doença.

Inúmeras fake news a respeito do uso de plantas medicinais ou remédios caseiros à base de ervas para prevenir, tratar ou curar a covid-19 circulam desde o início da pandemia, sobretudo nas redes sociais.

Essas falsas afirmações levam parte da população a adotar medidas equivocadas, colocando em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas.

Em caso de sintomas, é necessário procurar ajuda médica.

  • Limpeza

É comum ter em casa água sanitária e álcool para limpeza e desinfecção dos ambientes. Quando regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e utilizados conforme as recomendações do fabricante, são dois produtos seguros. Mas, basta abrir as redes sociais para receber vídeos e posts sobre misturas caseiras que, supostamente, limpam com mais eficiência e com baixo custo financeiro.

Veja abaixo algumas misturas que podem ser perigosas:

  • Cloro + vinagre: dá uma reação química e gera gás cloro, que é tóxico e pode causar queimaduras e danos respiratórios. 
  • Amônia + água sanitária: produz vapores tóxicos de cloramina. A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.
  • Desinfetante + detergente: em alguns casos, ela pode neutralizar os produtos, deixando a limpeza menos eficaz e sem eliminar germes corretamente. Pode também liberar gases tóxicos, como o clorofórmio e pode causar irritação nos olhos, queimaduras e problemas respiratórios. 
  • Álcool + água sanitária: pode resultar na criação do clorofórmio gasoso, um gás com alto poder de intoxicação

Esses são apenas alguns exemplos de “receitas caseiras” que podem colocar a vida das pessoas e dos animais em risco. É fundamental não se arriscar em dicas sem nenhuma comprovação científica. Todo cuidado é pouco. 

A dica é: sempre leia os rótulos dos produtos, siga as recomendações e utilize cada produto separadamente

Não caia em Fake News

Quando o assunto é saúde, é preciso atenção. Não acredite em conteúdos milagrosos sobre receitas caseiras, mesmo que digam que conhecem alguém que já usou e resolveu. Geralmente a eficácia das receitas caseiras não é comprovada. Proteja sua saúde! Não compartilhe desinformação!

Fontes

As referências usadas nesta matéria são:

Anvisa – Todo cuidado é pouco com as misturas caseiras para limpeza

Fiocruz – Especialistas da Fiocruz alertam para o perigo de fórmulas que circulam na internet e garantem repelir o mosquito transmissor da dengue

Agência Brasil – Dengue: remédios caseiros podem colocar saúde em risco

Fiocruz alerta sobre fake news de receitas anticovid

Ministério da Saúde – Evite a automedicação e busque informações seguras contra a doença

Fato ou Fake – Butantan

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *