15 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

ArtigosNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Saúde e qualidade de vida: os perigos do colesterol alto

As doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol alto são a principal causa de mortes no mundo e custam a vida de 100 mil brasileiros por ano

Em 8 de agosto é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, que visa  aumentar a conscientização e promover a saúde cardiovascular. O Hospital Santa Helena (HSH) – especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao colesterol alto, reconhece a importância desse dia e alerta a população sobre os perigos do colesterol alto.

Fotos: Divulgação

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo o infarto. No Brasil, aproximadamente 4 em cada 10 adultos apresentam níveis alterados de colesterol, uma estatística que já supera os números observados nos Estados Unidos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Este problema de saúde, que é considerado silencioso, por ter poucos sintomas visíveis, pode ser identificado através de sinais como fadiga, palpitações, dores de cabeça, pressão alta e inchaço abdominal.

Tipos de colesterol

Existem três tipos de colesterol. O LDL é considerado o colesterol ruim e o mais perigoso, pois, em excesso, se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças. O segundo tipo é o VLDL, que também em excesso é prejudicial, transporta triglicerídeos, outro tipo de gordura, na corrente sanguínea. E o chamado HDL, que é o “colesterol bom”, pois atua limpando as artérias. Quanto maior o seu nível no organismo, menor o risco de doenças cardiovasculares

Os especialistas do HSH estão preparados para realizar exames específicos, fornecer orientações sobre mudanças no estilo de vida e, quando necessário, prescrever tratamentos adequados para controlar os níveis de colesterol.

Segundo o cardiologista Flávio Borges – coordenador da equipe de Cardiologia do HSH, a prevenção e o tratamento adequado podem reduzir significativamente o risco de complicações graves, como ataques cardíacos e derrames.

Agende uma consulta com um cardiologista para tirar suas dúvidas. Faça suas consultas e exames periodicamente.  Entre em contato com o Hospital Santa Helena e cuide da sua saúde cardiovascular.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *