Formação visa promover maior acessibilidade e inclusão, tornando profissionais da educação mais capacitados para proporcionar aprendizagem e participação a todos os estudantes
A Secretaria da Educação de Goiás lançou um curso voltado a professores do atendimento educacional especializado, com foco no ensino do sistema Braille. O curso será ministrado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (NAP).
O curso é semipresencial e teórico-prático, com duração estimada de quatro meses. As aulas são divididas entre encontros online, ao vivo, e presenciais, realizados no Núcleo de Apoio para Deficientes Visuais (NAP), localizado na Viela Couto Magalhães, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
Os conteúdos abordam fundamentos teóricos e práticos da alfabetização em Braille, noções de prontidão para a leitura e escrita tátil, além da exploração de recursos didáticos e tecnológicos de apoio.
Essa formação promove maior acessibilidade e inclusão, tornando os profissionais da educação mais capacitados para proporcionar aprendizagem e participação a todos os estudantes.
Braille
O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, inventado pelo francês Louis Braille, em 1829.
No Brasil, a adoção do sistema foi impulsionada e defendida em 1850 por José Álvares de Azevedo, um brasileiro cego que estudou sobre a ferramenta em Paris. Essa defesa levou à fundação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, em 1854, com a oficialização do Braille no país e a primeira produção de livros no formato.
Hoje em dia, o uso e o ensino dessa ferramenta para pessoas com deficiência visual têm sido cada vez mais impulsionados por governos e instituições comprometidos com a inclusão.
Por Hosana Alves/Agência Cora via Secretaria da Educação de Goiás
- Matrículas para novos alunos da rede municipal de Anápolis começam em 10 de dezembro
- MPGO ajuíza ação para suspender obras e anular cessão de área pública em Bela Vista de Goiás
- Como a descoberta do raio X transformou a medicina moderna?
- Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a RS 20 milhões no próximo concurso, na terça-feira (9/12)
- Candidatos do CNU realizam prova discursiva hoje (7/12)