Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Secretaria da Saúde de Goiânia inicia renovação de processos para aplicação de anticorpos contra Vírus Sincicial Respiratório

Palivizumabe, medicamento de altíssimo custo, será oferecido para crianças que iniciaram o tratamento com o fármaco no ano passado

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou, nesta semana, a renovação de processos para aplicação do medicamento Palivizumabe, anticorpo monoclonal que protege contra infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), como a bronquiolite. Os pais ou responsáveis por crianças que receberam o medicamento em 2025 devem comparecer à Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS, localizada no Paço Municipal, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, para assegurar a conclusão do tratamento.

“O Palivizumabe é um medicamento de altíssimo custo, administrado por injeção intramuscular que atua na produção de anticorpos específicos contra o VSR, protegendo bebês vulneráveis contra complicações graves no período de sazonalidade de doenças respiratórias”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. “Para a renovação do processo, é preciso que os pais ou responsáveis apresentem relatório médico indicando o uso do fármaco e receita médica atualizada”, disse o secretário.

No SUS, o Palivizumabe é disponibilizado para prematuros e crianças com doenças crônicas pulmonares ou cardiopatias congênitas. Neste ano, o Ministério da Saúde incorporou outro medicamento contra o vírus para o público de risco e por isso não haverá a abertura de novos processos para administração de Palivizumabe. “No entanto, é fundamental que as crianças que iniciaram o tratamento com o fármaco, recebam novas doses durante a sazonalidade de doenças respiratórias de 2026, evitando infecções graves”, afirma a gerente de Assistência Farmacêutica da SMS, Elieth Peixoto.

O Palivizumabe é um anticorpo pronto aplicado em seis doses a cada 30 dias. As aplicações serão realizadas na Unidade de Saúde da Família do Conjunto Riviera nos dias 11/2, 11/3, 8/4, 6/5, 3/6 e 1º/7.

Fotos: SMS

Por Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Sair da versão mobile