26 de abril de 2025
ArtigosEducação e pesquisaEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamentoShows e Eventos

Semana de conscientização sobre autismo acontece em shopping de Goiânia

Em parceria com a ONG Anchor haverá estande no Órion para levar esclarecimentos sobre o TEA. Complexo também inaugura adaptações em sua estrutura

Atualmente, em todo o planeta, os autistas representam 2% da população, e, nos últimos 20 anos, houve uma grande evolução no diagnóstico devido aos avanços das técnicas de sequenciamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha entre 2 milhões e 4 milhões de pessoas com o transtorno. E para conscientizar a população sobre o autismo, trazer visibilidade e buscar uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Abril Azul.

Em Goiânia, uma ação realizada em parceria com a ONG Anchor e o Órion Business & Health Complex busca dar visibilidade ao tema ao longo desta semana. Entre os dias 7 e 11 de abril, das 9h às 17h, um espaço foi preparado no Shopping Órion para levar esclarecimentos e ferramentas para as famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O objetivo desse evento é levar informação, inclusão e acolhimento, destacando a importância dos profissionais na jornada das pessoas autistas e suas famílias”, destaca a presidente da ONG, Lizy Souzza.

No estande haverá livros e materiais que contribuem para o entendimento e apoio ao TEA, além de brinquedos e recursos terapêuticos que estimulam habilidades cognitivas, sociais e motoras. Também serão abordados temas essenciais para a causa como o papel da equipe multidisciplinar no desenvolvimento da pessoa autista e importância da conscientização para uma sociedade mais acessível e inclusiva.

“A participação de profissionais da saúde, educadores, familiares e da comunidade é fundamental para fortalecer essa causa e garantir que mais pessoas tenham acesso à informação de qualidade”, salienta Lizy sobre a ação. A ONG Anchor atua há um ano apoiando famílias atípicas, especialmente aquelas com crianças com TEA. A entidade possui terapias especializadas, orientação psicológica e familiar, capacitação de profissionais e cuidadores, assistência social e realiza campanhas e eventos para divulgar a causa e promover políticas públicas mais inclusivas.

Complexo adaptado
Neste Abril Azul o Órion Business & Health Complex entrega ainda adaptações feitas no empreendimento para atender pessoas com o espectro e suas famílias. A partir de agora há uma vaga no estacionamento especial para autistas, serão disponibilizados abafadores sonoros infantis e cordões TEA para quem quiser se identificar. Estes dois últimos poderão ser solicitados nas recepções. “Um complexo de saúde como o Órion não poderia deixar de ter mecanismos de inclusão como esses. Buscamos receber a todos da melhor forma, acolher e respeitar suas necessidades faz parte disso”, destaca o síndico do empreendimento, Leopoldo Gouthier.

Lizy Souzza ressalta a importância de ações como esta. “A participação de empresas, escolas, instituições de saúde e da sociedade como um todo no Abril Azul é fundamental para construir um mundo mais inclusivo e respeitoso para as pessoas autistas”. Ela ainda completa sobre a relevância da campanha. “Muitas pessoas ainda não entendem o que é o autismo e seus diferentes níveis de suporte. O Abril Azul ajuda a esclarecer mitos e verdades sobre o TEA. A campanha reforça a importância da adaptação de ambientes, escolas e empresas para que pessoas autistas tenham igualdade de oportunidades e promove espaços de acolhimento e suporte para pais e cuidadores de autistas. Além de pressionar o poder público e instituições a criarem leis e políticas mais eficazes para garantir acesso a saúde, educação e trabalho digno para autistas”, completa.

Serviço: Abril Azul no Órion Complex
Data: 7 a 11 de abril
Horário: Das 9h às 17h
Local: Órion Complex, Avenida Mutirão, Setor Marista
Aberto ao público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *