Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás: prazo para declaração de rebanho vai até terça-feira (15)
Documento é obrigatório para todos os produtores rurais com rebanhos de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos e demais herbívoros
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas de todo o estado que termina na próxima terça-feira, 15 de julho, o prazo para a declaração obrigatória de rebanho, referente à primeira etapa de 2025.
(Foto: Agrodefesa)
A medida abrange propriedades dos 246 municípios goianos e pode ser feita por meio do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), no endereço: sidago.agrodefesa.go.gov.br ou em uma das unidades locais do órgão.
A declaração é obrigatória para todos os produtores rurais com rebanhos de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos, suínos, aves e demais animais de produção. O não cumprimento dentro do prazo pode acarretar restrições na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras penalidades previstas na legislação.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que o cumprimento da declaração é fundamental para a continuidade da sanidade animal do Estado.
“Goiás segue se destacando no cenário nacional e internacional pela qualidade do seu rebanho. É imprescindível que todos os pecuaristas colaborem com a Defesa Agropecuária, realizando a declaração no prazo. Isso garante a saúde dos nossos rebanhos, a segurança dos alimentos e a competitividade do agronegócio goiano”, afirma.
O diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, destaca a importância da colaboração dos produtores para o sucesso das políticas de saúde pública.
“O prazo final está se aproximando, e a responsabilidade de cada pecuarista com o cadastro do seu rebanho é essencial para que possamos monitorar a saúde do setor. A declaração de rebanho é mais do que uma obrigação, é uma ação preventiva contra doenças, e pode proteger toda a cadeia produtiva”, reforça.
A gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo, também alerta para a necessidade de atenção ao preenchimento correto das informações.
“Na declaração o produtor deve informar com precisão o quantitativo do rebanho, bem como faixa etária, nascimentos e mortes. A Agrodefesa conta com essas informações para monitorar a saúde do rebanho e garantir que Goiás continue livre de doenças que afetam a pecuária”, explica.
Serviço
Prazo final para declaração de rebanho: 15 de julho de 2025 (terça-feira)
Sistema Sidago: sidago.agrodefesa.go.gov.br
Obrigatório para todos os pecuaristas goianos
Consequências para quem não declarar: bloqueio de emissão de GTAs e penalidades legais
Editado por Agatha Couto via Agência Goiana de Defesa Agropecuária de Goiás
- Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam nesta segunda (14)
- Deliciosa receita: Coxão duro gratinado com 4 queijos
- Concurso Público Nacional Unificado 2025 tem mais de meio milhão de inscritos em uma semana
- Região Noroeste: Avenida Mangalô receberá nova unidade do Atende Fácil, a partir de agosto de 2025
- Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás: prazo para declaração de rebanho vai até terça-feira (15)