SP: Polícia Civil investiga banqueiros envolvidos em fraude milionária
Justiça autorizou bloqueio de R$ 500 milhões e arresto de imóveis
Uma operação da Polícia Civil de São Paulo deflagrada nesta quarta-feira (23) investiga banqueiros e executivos suspeitos de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A operação recebeu o nome de Floresta Devastada.

Entre os alvos desta ação policial estão os irmãos banqueiros Nelson Nogueira Pinheiro e Norberto Nogueira Pinheiro, que teriam dado calotes em clientes. A suspeita é de que os irmãos tenham desviado o dinheiro de clientes para offshores [geralmente empresas abertas em paraísos fiscais], sem que esses recursos tenham sido devolvidos. A Agência Brasil não conseguiu contato com a defesa dos investigados.
Inicialmente, as investigações apontaram para uma possível prática de estelionato por parte da instituição financeira. Depois, apurou-se que essa empresa teria tentado se valer de um pedido de recuperação judicial fraudulento para se blindar contra credores e ainda tentar proteger um grande volume de bens estimado em centenas de milhões de reais.
A operação, informou a Polícia Civil, também identificou um sofisticado esquema de movimentações patrimoniais, possivelmente voltadas à lavagem de dinheiro, o que incluía o uso de empresas de fachada e de bens mantidos em paraísos fiscais.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de cerca de R$ 500 milhões dos investigados e autorizou o arresto de imóveis de alto padrão para evitar que eles possam ser vendidos. A Justiça também autorizou que, durante a operação, fossem coletados documentos, dispositivos eletrônicos, valores em espécie, obras de arte, joias e veículos de luxo dos investigados.
Por Agência Brasil
- PASSE LIVRE PARA A PAZ SOCIAL NO RIO DE JANEIRO: música “569: oniblue da Paz” de Fred Le Blue Assis completa 15 ANOS
- Sandro Mabel recebe 8 novos veículos para a ampliação de atendimentos sociais da Prefeitura de Goiânia
- Sorteio da edição especial da Nota Fiscal Goiana será na quinta-feira
- Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
- Acidentes domésticos com crianças aumentam no fim do ano e nas férias escolares; saiba como prevenir
