Supremo Tribunal Federal condena homem que furtou réplica da Constituição em 8 de janeiro
Livro estava no local mais afetado por depredação
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 17 anos de prisão o homem que furtou uma réplica da Constituição de 1988 durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) durante sessão do plenário virtual da Corte.
Marcelo Fernandes Lima está preso desde 2023 e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.
Além de cumprir a pena em regime inicial fechado, o acusado terá que pagar R$ 30 milhões de forma solidária com outros condenados pelo 8 de janeiro pelos prejuízos causados.
A cópia da Constituição estava na entrada do plenário do STF, local mais afetado pela depredação durante os atos golpistas, e foi devolvida pelo acusado.
Durante o processo criminal, a defesa de Marcelo Fernandes negou que ele tenha usado violência ou grave ameaça.
Por Agência Brasil
- Dia dos Animais: Pets conquistam cada vez mais direitos e hoje são reconhecidos como membros da família
- Lipedema: Quais alimentos evitar no tratamento?
- Setor Central volta a receber lançamentos imobiliários
- Redemocratização: há 40 anos, Sarney assumia a presidência do Brasil
- Reborda com as Muié será realizado no domingo, 16/3