Trabalho autônomo é realidade de muitas pessoas
Neste Dia do Trabalhador, corretores de imóveis falam das vantagens e desafios dessa área
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente 26 milhões de trabalhadores autônomos, o que corresponde a 25,1% das pessoas com alguma ocupação. Neste Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, é importante falar dessa modalidade de trabalho, que também contribui para a economia do País.
Imagem: divulgação internet

Arquivo pessoal
Em Goiânia, uma categoria de autônomos que ajuda no desenvolvimento da cidade são os corretores de imóveis. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO) existem aproximadamente 40 mil profissionais credenciados em Goiás. André Bernardino deixou a vida de empresário e está há cinco anos nesse ramo como parceiro do Grupo URBS. “Era proprietário de um restaurante japonês, mas devido aos altos custos de mercadoria vendidas (CMV) e a pandemia deixei a área. Me interessei pela corretagem, estudei e vi que me identificava com o segmento de alto padrão”, conta ele sobre o início.
André integra a equipe da URBS Private, especializada em revenda de alto padrão, e explica as vantagens de ser um autônomo. “Temos liberdade de horário para o trabalho, criamos uma base de networking muito boa e que pode dar sequência em novos negócios, nesse ramo temos comissões generosas e ainda desenvolvemos entendimento na área. Pelo menos eu gosto de viver todos os processos, incluindo a parte burocrática e jurídica dos negócios”, pontua.
Eduardo Gutierrez tem 26 anos de atuação no mercado imobiliário, desse período, cerca de dez anos foram como parceiros do Grupo URBS. Ele já foi gerente, mas hoje segue focado na corretagem de imóveis. “Entre as vantagens está a possibilidade de fazer seu tempo e seu salário, pois quanto mais você trabalha, mais chance você tem de ganhar. Eu vejo o trabalho autônomo como uma forma de empreendedorismo”, destaca ele.

Arquivo pessoal
Desafios
Contudo, também há percalços ao trabalhar de forma autônoma, como existe em qualquer outra área de trabalho. “Desafio é ter foco, a caminhada não é rápida e o caminho não é fácil, é preciso ter persistência, pois negócios caem e existe muita especulação no mercado imobiliário”, destaca André Bernardino, que se encontrou na corretagem de imóveis.
“Analiso que os desafios são os mesmos de um empresário, pois é preciso trabalhar, gerir seu tempo e seus ganhos. Tem mês que você fatura mais e outros menos, por isso é preciso equilibrar. Não pode achar que quando se fatura muito será sempre assim, tem que se organizar financeiramente”, ressalta Eduardo Gutierrez, que também é integrante da URBS Private.
- Valorização do bem-estar do trabalhador está entre os quesitos mais desejados por eles nas empresas
- Economia e negócios: MPDFT pede suspensão da compra do Banco Master pelo BRB
- Trabalho autônomo é realidade de muitas pessoas
- Secretaria da Saúde de Goiás: confira o que abre e fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador
- Trabalhador brasileiro está dividido entre a carteira assinada e a informalidade