Tradições juninas e cultura portuguesa se encontram em festa no Setor Leste Vila Nova
O colorido das bandeirinhas, o sabor do milho verde e a alegria das danças típicas vão se misturar ao som dos cantares lusitanos na noite de sábado, 28 de junho, a partir das 19h, na Rua 228, no Setor Leste Vila Nova, em frente a Rhema, em Goiânia (GO). O público poderá prestigiar uma Festa Junina diferente, que une as tradições brasileiras aos costumes e sabores de Portugal.
Aberto a toda a comunidade, o evento marca o encerramento das apresentações deste semestre do projeto do Grupo de Danças e Cantares Portugueses, que há mais de duas décadas celebra a cultura do norte de Portugal em palcos goianos. O arraiá ganha um tempero luso, com apresentações culturais, danças folclóricas, músicas tradicionais portuguesas e comidas típicas da época junina.
Fundado em 2003, o grupo é formado por 21 integrantes com média de idade de 74 anos. Além de emocionar o público com cantigas, trajes autênticos e coreografias tradicionais, o coletivo destaca-se por valorizar o envelhecimento ativo e a participação da terceira idade nas manifestações culturais.
“O grupo nasceu da vontade de manter viva a herança portuguesa em Goiás e, ao mesmo tempo, de promover inclusão e qualidade de vida por meio da arte”, destaca o coordenador do projeto, Eurico Moreira.
A Festa Junina Luso-Brasileira promete ser um encontro de gerações, sabores e ritmos — uma noite para celebrar a diversidade cultural e fortalecer os laços entre Brasil e Portugal.
Serviço
Festa Junina com o Grupo de Danças e Cantares Portugueses
Data: Sábado, 28 de junho
Horário: 19h
Local: Rua 228, no Setor Leste Vila Nova (em frente a Rhema) – Goiânia (GO)
Evento gratuito e aberto ao público
Por Cejane Pupulin
- Como economizar energia: dicas e uma solução para diminuir a conta de luz
- Especialistas mostram pejotização como fraude que precariza jornalismo
- Por que tantas pessoas sentem cansaço excessivo? Médico explica
- ECA 35 anos: Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos