Verdadeiro ou falso: organizador da Estação Mundo do Mel dá dicas sobre qualidade do mel
Terceira edição ocorre nos próximos dias 03 e 4 no Shopping Estação Goiânia
O mel é o adoçante mais antigo do mundo, e além de ser uma boa fonte energética com propriedades medicinais, tem um ótimo sabor. Com tantos benefícios, o mel é uma iguaria aclamada no Brasil, mas não pode ser encontrada em sua forma pura em qualquer canto. Na última semana, por exemplo, um idoso de 77 anos foi detido por vender mel falso.
O apicultor Alexandre Januário, explica que existem diferentes níveis de falsificação de mel. “Existe mel que é 100% falso, mas também há misturas de mel com outras substâncias, e dificulta um pouco o consumidor comum diferenciar”, diz Alexandre, que também é organizador da 3° Estação Mundo do Mel, evento de apicultura que acontece no Shopping Estação Goiânia nos dias 3 e 4 de outubro.
De acordo com ele, o mel que é 100% falso pode ser identificado misturando uma colher de sopa com água e algumas gotas de iodo. Após misturar esses ingredientes, se a água ficar preta, o mel foi modificado com amido, e provavelmente será vendido por um valor mais baixo que o normal.
Quando é o mel fruto de uma mistura, Alexandre explica que provavelmente foi adicionado melado de açúcar ao mel, e não amido. Por isso, o teste de iodo não funcionaria, e neste caso o consumidor deve atentar ao sabor, cheiro, e preço do produto. “O mel puro tem um cheiro mais floral, e um sabor inconfundível”.

Onde encontrar mel puro?
Nos dias 3 e 4 de outubro, acontece no Shopping Estação Goiânia a 3° Estação Mundo do Mel. Serão 12 expositores com uma grande variedade de produtos produzidos a partir das abelhas. Além do mel, serão novidades da feira o chocomel (mel com chocolate), mel cremoso, hidroméis saborizados, pães de mel, castanhas com mel, receitas a partir do mel e outros derivados como cosméticos e fitoterápicos.
Todos os expositores da 3° Estação Mundo do Mel têm apiários registrados na Agrodefesa, além de assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO). “O propósito da feira é aproximar o produtor apicultor do consumidor, pois com feiras assim democratizamos o acesso a produtos derivados das abelhas que seguem as boas práticas de manejo, de colheita, de extração e de envase”, pontua o organizador do evento.
Por Eduarda Leite
- DJ Pablo Kossa se apresenta no Metropolitan Mall neste sábado (4) com set de rock, brasilidades e música negra
- O Boticário lança linhas de Next e Sophie inspiradas no Homem-Aranha Miles Morales e Gwen Stacy para o Dia das Crianças
- Goiânia Shopping celebra o Dia das Crianças com oficinas inéditas e divertidas
- Copa EBM de Vôlei de Praia movimenta Arena Verano neste sábado em Goiânia
- Sicredi Cerrado GO é parceira da ExpoJataí