Vice-governador, prefeitos, secretários, deputados, vereadores e grandes empresários visitam obras do Antares Polo Aeronáutico, nesta segunda-feira (10/11)
Eles acompanham a evolução das obras do Antares Polo Aeronáutico, cujo projeto passou por um upgrade de aeródromo para aeroporto e terá capacidade para receber, inclusive, aeronaves de grande porte
Empresários de peso, como Júnior Friboi (do Grupo JBS), José Garrote (da São Salvador Alimentos), o vice-governador Daniel Vilela, secretário Joel Braga da Indústria e Comércio do Estado, deputados, vereadores e prefeitos de toda região metropolitana, como Marden Júnior (Trindade), José Délio Alves Júnior (Hidrolândia) e Márcio Corrêa (Anápolis) estão entre as presenças confirmados para um café da manhã, na próxima segunda-feira (10/11), às 9h, no Antares Polo Aeronáutico.
Os anfitriões são o grupo empreendedor e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, cidade onde o projeto está sendo implantado.
O objetivo do encontro é apresentar aos empresários e gestores públicos municipais o andamento das obras do polo aeronáutico, que passou por upgrade significativo para atender a demanda do setor aeronáutico, que impacta diretamente na economia do Centro-Oeste e nacional.
“Um polo aeronáutico é estratégico para o dia a dia dos negócios, uma vez que promove ganho de tempo e mobilidade aos empresários. Além disso, é também um forte indutor de desenvolvimento econômico dos municípios em seu entorno. São empresas, dos mais variados segmentos da aviação, que buscam se instalar nessas cidades, gerando empregos altamente qualificados, novas oportunidades de negócios e geração de impostos”, destaca o superintendente responsável pelas operações do Antares, João Marcos Coelho Soares.
A aviação encontra-se em ascensão no Brasil, conforme demonstram números recentes da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). Em três anos o número de aeronaves da aviação geral cresceu 12%, também cresceu em sua movimentação geral (o que inclui transporte de pessoas e cargas), registrando um crescimento de 38,5% nos últimos três anos.
No Centro-Oeste, o crescimento destaca-se. Quase a metade (48%) dos aeródromos privados se encontram na região. Do ponto de vista regional, os voos ligados ao agronegócio são um dos que mais movimentam o espaço aéreo, mas a posição geográfica da região é estratégica para a autonomia das rotas nacionais em um país de dimensões continentais.
Goiás tem um destaque especial, já que é atualmente o segundo maior polo de manutenção de aeronaves, com 70 bases, ficando atrás apenas de São Paulo, com 192. O estado também está entre os cinco estados com maior número de aeródromos privados, o sexto em número de aeródromos públicos e o quarto com maior número de empresas de serviços aero agrícolas.
“O Antares Polo Aeronáutico está sendo desenvolvido para atender esta demanda crescente da aviação executiva e cargas, e irá conectar a cidade de Aparecida de Goiânia, com o Brasil e o mundo”, explica Marcos Alberto Campos, um dos sócios-empreendedores do Antares Polo Aeronáutico
In loco
Durante a visita às obras, os convidados irão verificar in loco o upgrade realizado no projeto com base em estudos técnicos feitos pela empresa Infraway, empresa com amplo know how em obras de infraestrutura aeroportuária. Essas alterações preparam o Antares para operar voos de aeronaves do porte de um Boeing 737-800 ou Airbus 320, o que o torna muito mais do que um projeto regional, mas um aeroporto nacional com possibilidade de se tornar internacional no futuro.
Entre as mudanças introduzidas, está a extensão da pista de pouso e decolagens que passa a ter 2 mil metros de comprimento e 30 de largura e com PCN 49, que é o número de classificação do pavimento ou o cálculo que avalia a condição estrutural da pista. O projeto prevê ainda, a possibilidade de extensão da pista até 2,4 mil metros de extensão com 45 metros de largura, a depender da demanda do aeroporto.
Outra mudança importante introduzida no projeto, segundo explica o superintendente responsável pelas operações do Antares, é a implantação de uma área de check de motor, um espaço para a realização de testes e manutenções rápidas em aeronaves. “Essa mudança que trouxemos no projeto, para implantar uma área de check de motor, é de extrema importância para os pilotos e de quem é dono de uma aeronave. Todo aeroporto bem estruturado ele tem uma área desse tipo, e especialmente o Antares que terá como um dos seus focos de negócio a manutenção de aeronaves”, explica João Marcos.
Outra alteração importante é o aumento das áreas das pistas de táxi ou áreas de taxiways, que passam a ser de 40 metros e 50 metros. “Trata-se das pistas internas do aeroporto que levam as aeronaves até os hangares. Assim dá ao Antares a capacidade de receber aviões com envergaduras bem maiores”, esclarece o superintendente operacional.
A pista de pouso e decolagem está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2026, e as operações aeroportuárias iniciam em 2027.
O Antares se encontra no quadrante sudeste da região metropolitana de Goiânia, no entorno do aeroporto está prevista a construção do anel viário de Goiânia, novo distrito Dianot do Estado e um Porto Seco. Encabeçado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Energia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações, o Antares Polo Aeronáutico está sendo construído com recursos 100% privados, e estará preparado para atender os segmentos de manutenção de aeronaves, logística fracionada, aviação executiva e aviação de negócios, o que inclui serviços de táxi-aéreo, UTIs aéreas, inclusive fábrica de aviões e peças, entre outros serviços.
Serviço
Evento: Autoridades conhecem up grade do Antares Polo Aeronáutico in loco
Data: 10 de novembro de 2025, segunda-feira
Horário: Às 9 horas
Local: Antares Polo Aeronáutico, na Av. Santana, Aparecida de Goiânia.
Link da localização: https://www.google.com/maps?q=-16.84659194946289,-49.203128814697266&z=17&hl=pt-BR
Imagens: Divulgação
Por Comunicação Sem Fronteiras
- Vice-governador, prefeitos, secretários, deputados, vereadores e grandes empresários visitam obras do Antares Polo Aeronáutico, nesta segunda-feira (10/11)
- Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento
- Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever
- Chapa Sintego Regional Aparecida de Goiânia: Saiba quais são os componentes
- Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 67 milhões na terça-feira (11/11)
