Zabriskie promove ‘Jornada da Palhaçaria’ com três oficinas gratuitas nesta semana
Voltadas para artistas, estudantes e interessados na história do riso e da comicidade, atividades começam nesta segunda (8) e seguem até sábado (13), no Zabriskie Teatro
O Grupo Zabriskie Teatro promove nesta semana a Jornada da Palhaçaria, uma proposta formativa composta por três cursos complementares gratuitos. A programação começa nesta segunda (8) e terça (9) com a oficina “Memórias da Graça: Caminhos Históricos da Palhaçaria no Ocidente”, segue na quarta (10) e na quinta (11) com o curso de “Teatro de Máscaras” e se encerra na sexta (12) e sábado (13) com o “Palhaçaria para Todes”.
O primeiro módulo propõe uma visão ampla e aprofundada sobre a trajetória da palhaçaria no Ocidente, abordando seus principais marcos, transformações e referências estéticas. Já o segundo aprofunda o trabalho do corpo por meio da máscara neutra e expressiva, oferecendo ferramentas corporais fundamentais que influenciam diretamente a linguagem do palhaço. Por fim, o terceiro e último módulo é uma iniciação básica ao universo da palhaçaria que irá explorar tanto o corpo cômico quanto a construção da figura do palhaço.



“A Jornada da Palhaçaria oferece ao participante a possibilidade de construir seu percurso conforme interesse e disponibilidade. Cada módulo é independente, mas, juntos, formam uma trilha coerente e profunda que articula conhecimento histórico, técnica corporal e prática cômica”, destaca Alexandre Augusto, que atua como ator, palhaço, diretor, professor e gestor cultural e irá ministrar a formação.
Graduado em Artes Cênicas pela UFG, Alexandre Augusto integra o Grupo Zabriskie Teatro há mais de 20 anos, onde atua na criação, direção e produção de espetáculos que unem humor, poesia e crítica social. Além de passagens por festivais nacionais e internacionais, sua trajetória é marcada pela pesquisa sobre o corpo cômico, o teatro de máscaras e a palhaçaria como ferramentas de transformação e encontro.
As formações são dedicadas a artistas de rua, atores, bailarinos, professores, recreadores, palhaços de hospital, performers, estudantes de artes cênicas e interessados na história do riso e da comicidade, com mais de 16 anos de idade. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla, cujo link está disponível na bio do Instagram @grupozabriskieteatro. Serão reservadas 25% das vagas para estudantes de baixa renda e 25% para pessoas trans e travestis.



A atividade integra o projeto aprovado no Edital de Chamamento Público nº 16/2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Manutenção Continuada de Grupos e Companhias Artísticas – PNAB (Lei nº 14.399/2022), cujos recursos são operacionalizados pela Secult Goiás. Mais informações podem ser obtidas no instagram @grupozabriskieteatro ou pelo e-mail zteatro@gmail.com.
SERVIÇO
Oficina teórica “Memórias da Graça: Caminhos Históricos da Palhaçaria no Ocidente”
Data: 8 e 9 de dezembro de 2025
Horário: 19h às 22h
Local: Zabriskie Teatro – Av. Antônio Martins Borges, 121, Setor Pedro Ludovico, Goiânia
Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/oficina-memorias-da-graca-caminhos-historicos-da-palhacaria-no-ocidente/3226639
Curso “Teatro de Máscaras”
Data: 10 e 11 de dezembro de 2025
Horário: 19h às 22h
Local: Zabriskie Teatro – Av. Antônio Martins Borges, 121, Setor Pedro Ludovico, Goiânia
Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/oficina-teatro-de-mascara/3226643
Curso “Palhaçaria para Todes”
Data: 12 e 13 de dezembro de 2025
Horário: 19h às 22h na sexta; 14h às 18h no sábado
Local: Zabriskie Teatro – Av. Antônio Martins Borges, 121, Setor Pedro Ludovico, Goiânia
Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/oficina-palhacaria-para-todes/3226647
Por Olho Comunicação
- Zabriskie promove ‘Jornada da Palhaçaria’ com três oficinas gratuitas nesta semana
- Iafas abre 23 novas vagas de emprego e reforça qualificação profissional com cursos gratuitos
- Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
- Do cerrado ao pantanal: Centro-Oeste revela riquezas culturais e ecológicas no Catálogo de Experiências Turísticas do Ministério do Turismo
- Dezembro Vermelho: Goiás reduz em quase 19% o número de mortes por aids e segue tendência nacional de queda
