Hugol alerta para risco de afogamento de crianças durante as férias
Hugol reforça importância da prevenção de afogamento, especialmente nesta época, quando as crianças têm maior acesso a ambientes aquáticos
Neste mês de férias escolares, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) faz um alerta sobre o risco de afogamentos, especialmente entre o público infantil. No ano de 2024, a unidade recebeu 32 pacientes pediátricos vítimas de afogamentos, sendo que 70% desses casos envolveram crianças menores de 4 anos.
(Foto: Iron Braz)
Somente entre janeiro e maio de 2025, o hospital atendeu 13 crianças, das quais 8 também tinham menos de 4 anos e as demais estavam na faixa etária de 5 a 9 anos.
Segundo a coordenadora médica da Pediatria do Hugol, Fabiana Calaça, os afogamentos são eventos que evoluem rapidamente e podem levar à morte em poucos minutos.
“Quando uma criança tem dificuldades na água, ela aspira líquido pelas vias aéreas, o que compromete a respiração e pode provocar a perda da consciência e parada cardiorrespiratória em questão de segundos a minutos. Mesmo pequenas quantidades de água, como 70 ml, podem ter consequências graves”, explica a médica.
De acordo com a médica, o quadro clínico após o resgate depende da quantidade de água aspirada e do tempo de submersão.
“A função respiratória é diretamente afetada, podendo haver desde dificuldades leves até necessidade de internação em UTI, com intubação e ventilação mecânica. Casos graves ainda podem evoluir com sequelas neurológicas, pneumonias e, infelizmente, óbito”, detalha Fabiana.
Alerta do Hugol
O Hugol reforça a importância da prevenção, especialmente nesta época, quando as crianças têm maior acesso a piscinas, rios e outros ambientes aquáticos. A supervisão constante de um adulto, o uso de coletes salva-vidas e barreiras físicas ao redor de piscinas são medidas simples, mas que podem salvar vidas.
Por Agência Cora
- O fantástico mundo da leitura: Mostra Pedagógica da SME reúne escolas de Goianira em dois dias de arte, cultura e aprendizado
- Dia D de combate ao Aedes aegypti ocorre neste sábado em todo o país, com a campanha “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”
- Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado
- Por unanimidade, Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal mantém condenação de Bolsonaro e aliados
- Nosso Agro: The Best One é o primeiro programa reprodutivo do Brasil dedicado a novilhas bovinas
