Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Hugol alerta para risco de afogamento de crianças durante as férias

Hugol reforça importância da prevenção de afogamento, especialmente nesta época, quando as crianças têm maior acesso a ambientes aquáticos

Neste mês de férias escolares, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) faz um alerta sobre o risco de afogamentos, especialmente entre o público infantil. No ano de 2024, a unidade recebeu 32 pacientes pediátricos vítimas de afogamentos, sendo que 70% desses casos envolveram crianças menores de 4 anos.

(Foto: Iron Braz)

Somente entre janeiro e maio de 2025, o hospital atendeu 13 crianças, das quais 8 também tinham menos de 4 anos e as demais estavam na faixa etária de 5 a 9 anos.

Segundo a coordenadora médica da Pediatria do Hugol, Fabiana Calaça, os afogamentos são eventos que evoluem rapidamente e podem levar à morte em poucos minutos.

“Quando uma criança tem dificuldades na água, ela aspira líquido pelas vias aéreas, o que compromete a respiração e pode provocar a perda da consciência e parada cardiorrespiratória em questão de segundos a minutos. Mesmo pequenas quantidades de água, como 70 ml, podem ter consequências graves”, explica a médica.

De acordo com a médica, o quadro clínico após o resgate depende da quantidade de água aspirada e do tempo de submersão.

“A função respiratória é diretamente afetada, podendo haver desde dificuldades leves até necessidade de internação em UTI, com intubação e ventilação mecânica. Casos graves ainda podem evoluir com sequelas neurológicas, pneumonias e, infelizmente, óbito”, detalha Fabiana.

Alerta do Hugol

O Hugol reforça a importância da prevenção, especialmente nesta época, quando as crianças têm maior acesso a piscinas, rios e outros ambientes aquáticos. A supervisão constante de um adulto, o uso de coletes salva-vidas e barreiras físicas ao redor de piscinas são medidas simples, mas que podem salvar vidas.

Por Agência Cora

Sair da versão mobile