Atenção a casos de dor por lesões no esporte
O Hospital Santa Helena alerta a população sobre a importância de dar atenção aos casos de dor resultantes de lesões esportivas
A falta de um condicionamento físico adequado e a prática incorreta de exercícios estão entre as causas mais comuns das lesões no esporte, que podem variar em gravidade e localização, dependendo da modalidade esportiva.
Uma preparação física insuficiente e técnicas inadequadas durante a prática de esportes são fatores principais que levam a lesões. Entre as contusões mais frequentes, destacam-se:
1. Entorses: lesões nas articulações, como joelhos e tornozelos, com comprometimento de tendões e ligamentos.
2. Contusões: resultantes de impactos diretos que causam danos aos tecidos moles.
3. Distensões: lesões nos músculos ou tendões devido ao estiramento excessivo.
4. Estiramentos: alongamento ou rompimento das fibras musculares.
5. Contraturas musculares: contrações involuntárias e dolorosas dos músculos.
Cada esporte tem particularidades quanto às lesões mais comuns. Por exemplo, no futebol e no basquete, as entorses no joelho e tornozelo são bastante frequentes devido aos movimentos rápidos e mudanças bruscas de direção. Já na corrida, as lesões de estresse, como fraturas por estresse e tendinites, são mais comuns devido ao impacto repetitivo.
Prevenção e Tratamento
O Dr. Diego Dias, médico do esporte, destaca que o tratamento convencional para essas dores envolve a administração de medicações anti-inflamatórias , e analgésicos em situações agudas e no caso de cronificação podem ser necessários procedimentos intervencionistas em tendões ou articulações
Segundo o médico, o desconforto é geralmente suficiente para limitar de alguma forma as atividades dos afetados. Portanto, é fundamental que essas dores pontuais ou não, sejam tratadas adequadamente para prevenir a progressão para condições mais graves.
O Hospital Santa Helena destaca a importância de algumas medidas para prevenir lesões esportivas, tais como:
1. Condicionamento físico adequado: realizar um treinamento específico para fortalecer músculos e articulações, preparando o corpo para a atividade esportiva.
2. Técnica correta: aprender e aplicar a técnica correta dos movimentos específicos de cada esporte.
3. Equipamentos apropriados: utilizar equipamentos e vestimentas adequadas para a prática esportiva.
4. Aquecimento e alongamento: executar exercícios de aquecimento e alongamento antes e após as atividades para preparar e relaxar os músculos.
A conscientização sobre a importância do condicionamento físico e da prática correta de exercícios é fundamental para evitar lesões e garantir a continuidade das atividades esportivas de forma segura e saudável.
Em caso de lesão, é fundamental procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Lembre-se: sua saúde é prioridade. Não ignore a dor; procure o Hospital Santa Helena e cuide-se bem.
- Aviva neutraliza 100% das emissões de carbono de seus três destinos
- Goiânia está entre as 10 cidades mais relevantes no segmento do turismo de negócios
- Mesma profissão: sancionada lei que equipara carreiras de geologia e engenharia geológica
- Publicado edital de seleção para 34 vagas temporárias na Sead
- PT pede arquivamento de Projeto de Lei que anistia condenados pelo 8/1