Prefeitura de Goiânia sanciona lei que institui semana municipal de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer ocular
Evento será realizado anualmente na terceira semana de setembro, com campanhas, palestras e ações de alerta aos pais ou responsáveis
A Prefeitura de Goiânia vai promover, anualmente, a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, com a sanção da lei que inclui o evento no Calendário Municipal Oficial de Eventos da capital.
Foto: Divulgação
Pela Lei nº 11.239/24, publicada na edição desta terça-feira (3/9) do Diário Oficial do Município (DOM), o evento acontecerá sempre na terceira semana do mês de setembro, com o objetivo de conscientização da população sobre esse tipo raro de câncer ocular que, de acordo com o Ministério da Saúde, é mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis no país.
A semana do evento será dedicada à realização de divulgação, campanhas, palestras e ações propostas para diagnosticar e tratar precocemente o retinoblastoma. Especialistas recomendam aos pais e responsáveis que fiquem atentos aos principais sinais, como o olho de gato, em que a pupila (menina do olho) apresenta uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz. O sinal fica visível em fotos tiradas com flash.
Outro sintoma apresentado por quem tem a doença é relacionado à alteração na posição dos olhos, configurado como estrabismo, ou ainda tremor nos olhos. A recomendação é que se leve a criança para consulta com oftalmologista.
Diagnóstico
O primeiro exame a ser realizado por um profissional da oftalmologia, que pode diagnosticar a doença, é o exame de fundo do olho e, posteriormente, ultrassonografia e ressonância magnética.
Secom Prefeitura de Goiânia
- A criatividade brasileira faz do panetone um clássico de Natal muito mais gostoso
- Secult: Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico de Goiânia apresentam concerto de Natal gratuito
- Tráfego de veículos pesados em Goiás: Goinfra informa sobre restrição em rodovias neste feriado de Natal
- Polícia Federal prende investigado do 8/1 que violou tornozeleira eletrônica
- Economia e mercado: CMN disciplina uso de imóvel como garantia em financiamentos