Poluição do ar: Secretaria da Educação de Goiânia orienta em casos de queimadas nas proximidades de escolas e Cmeis
Crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem ter atenção especial
A Prefeitura de Goiânia encaminhou, na tarde desta quarta-feira (4/9), documento para as unidades educacionais da rede com orientações sobre ocorrências de queimadas em áreas próximas às escolas e Cmeis de Goiânia. Preocupada com o bem-estar dos estudantes e servidores das instituições da capital, a SME tem como objetivo reforçar os protocolos em caso de emergência.
Foto: SME
Tendo em vista que muitas unidades educacionais da rede municipal são próximas a áreas verdes, parques municipais e áreas de preservação, suscetíveis às queimadas, a SME recomenda a suspenção das atividades físicas e recreativas ao ar livre durante os períodos de contaminação do ar pela fumaça e sempre manter todos os estudantes e servidores em ambiente ventilado e seguro.
Outra medida em caso de urgência é informar imediatamente a ocorrência ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193 e, à SME, que irá acompanhar e orientar a unidade. Os pais e responsáveis pelas crianças também devem ser informados o quanto antes sobre a situação e as medidas que estão sendo tomadas.
É preciso ter atenção especial aos sinais e sintomas oriundos da exposição à fumaça, principalmente com crianças menores de 5 anos, idosos, pessoas com doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão, e gestantes. Se algum estudante ou servidor apresentar sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde, informar imediatamente às famílias e orientar que busquem atendimento médico.
No início de agosto, as instituições já receberam documento que abordava os cuidados preventivos essenciais para enfrentamento do período quente e seco. Confira outras orientações:
- Incentivar o consumo de água e sucos naturais
- Recomendar que as famílias incentivem seus filhos a levarem para a escola a sua própria garrafa para água, facilitando o processo de hidratação
- Evitar alimentos que podem causar sensações desconfortáveis de sonolência e desatenção
- Utilizar toalhas ou panos umidificados e recipientes com água nos ambientes e, se possível, dormir em local arejado e umidificado
- Manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos
- Evitar banhos quentes, pois provocam o ressecamento da pele
- Recomendar o uso de soro fisiológico nos casos de irritação das vias aéreas e dos olhos
- Usar roupas de cor clara e tecidos leves que permitam que a transpiração seja evaporada e não fique retida no tecido
- Fazer uso de alguma proteção ao expor-se ao sol, como: filtro solar, sombrinha, chapéu, boné
Secom Prefeitura de Goiânia
- Sistema jurídico brasileiro impõe realidade desafiadora para empreendedorismo
- Pets ganham atenção especial em projetos de condomínios verticais
- Hemu promove Dia da Beleza e Autoestima em alusão ao Outubro Rosa
- Hospital Santa Helena inaugura estrutura reformada do Pronto-Socorro
- Hospital de Câncer Francisco Camargo inaugura nova ala