9 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

AviaçãoNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Aeroporto de Goiânia inicia ações de conscientização sobre pipas

As iniciativas visam alertar a população sobre os riscos nas proximidades do aeroporto 

Abordagem educativa com a comunidade do entorno do Aeroporto de Goiânia (Créditos: Divulgação/CCR Aeroportos)

Goiânia, 24 de julho de 2024 – O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva, administrado pela CCR Aeroportos, realiza diariamente um intenso trabalho de segurança aeroportuária para garantir um ambiente seguro e protegido de adversidades. Somente neste semestre, foram monitoradas e recolhidas 12 pipas na área operacional. Para conscientizar a população sobre os riscos, a administração do aeroporto iniciou hoje (24) uma série de ações preventivas, como a distribuição de cartilhas educativas para a população no entorno do aeroporto. 

O aumento de ocorrências envolvendo pipas geralmente ocorre entre junho e setembro, devido ao clima seco com ventos fortes e às férias escolares, o que torna esse tipo de incidente mais frequente no aeroporto.

Não importa a época do ano, soltar ou empinar pipas perto dos aeroportos representa um risco para as operações aeroportuárias. Isso acontece porque as pipas podem causar danos aos componentes das aeronaves, especialmente durante a decolagem e o pouso. Além disso, há o perigo de pessoas tentarem entrar indevidamente nas áreas do aeroporto para recuperar as pipas que caíram nessas regiões restritas.

Para Tassia Fraguas, gerente do Aeroporto de Goiânia, é fundamental conscientizar a população sobre os riscos envolvidos na prática de soltar pipas próximas a áreas aeroportuárias. “Nossa prioridade é garantir a segurança, por isso reforçamos a necessidade de colaboração de todos para evitar qualquer atividade que possa comprometer as operações aeroportuárias e a segurança de voo”, afirma.

Pipa Legal é Pipa Longe do Aeroporto

Para alertar e conscientizar as crianças, adolescentes e jovens, a equipe do aeroporto preparou diversas ações educativas com objetivo de alertar a população do entorno para os riscos de soltar pipas próximo ao aeroporto, inclusive o uso de cerol. Estão programadas ainda visitas às escolas próximas ao aeroporto após o término das férias escolares, além da colocação de faixas nas cercas e muros do próprio aeroporto. 

A equipe de Safety (segurança operacional) do Aeroporto de Goiânia orienta também sobre a importância de não atrair animais para o aeroporto e de não entrar no sítio aeroportuário para recolher pipas que caírem. 

Gustavo Brandão, analista de Safety, reforça que com essas ações conseguem explicar com mais detalhes para a população o quanto é perigoso soltar pipa nas proximidades do aeroporto. “Acredito que, com essas ações, estaremos contribuindo para um ambiente mais seguro para todos, e esperamos que a mensagem se espalhe entre as comunidades próximas ao aeroporto, evitando acidentes e garantindo a proteção de todos”, finaliza.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *