Por iniciativa voluntária da CCR Aeroportos, empresa administradora do terminal, ação busca auxiliar na recomposição florestal da área de nascente que foi afetada por um incêndio no ano passado
Créditos: Divulgação/CCR Aeroportos
Goiânia, 13 de janeiro de 2025 – Um total de 750 mudas de espécies nativas do Cerrado foram plantadas no Aeroporto de Goiânia em uma área de nascente de 0,57 hectares, denominada de Mina d’Água. A CCR Aeroportos, empresa que opera o Aeroporto, realizou a ação buscando contribuir para o enriquecimento ecológico e acelerar a recomposição florestal do ambiente, especialmente após um incêndio que atingiu o local em agosto de 2023, durante o período de seca intensa.

Entre as 25 espécies escolhidas, encontram-se Taiúva (Maclura tinctoria), Dedaleiro (Lafoensia pacari), Embaúba (Cecropia pachystachya), Ingá-cipó (Inga ingoides), Monjoleiro (Senegalia polyphylla), Paineira (Ceiba speciosa) e Peito-de-pombo (Tapirira guianensis). Normalmente, a seleção das espécies para plantio em aeroportos segue a prerrogativa de não ser um atrativo para a fauna a fim de evitar que animais circulem no local e se envolvam em colisões com as aeronaves em operação. No entanto, neste caso específico, a Mina d’Água está localizada a uma distância considerável e segura da pista de pouso e decolagem e isolada da ação humana.

Alinhada com um dos princípios do Grupo CCR, que é o cuidado com a natureza, a iniciativa traz benefícios ambientais como a proteção dos recursos hídricos, o controle de erosão, a manutenção da biodiversidade local e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. “Isso porque, além de favorecer a infiltração da água no solo e contribuir para o processo de filtragem natural da água, a preservação desta nascente contribuirá para a manutenção dos córregos e rios que ela alimenta. Uma nascente é o afloramento de um lençol freático e dará origem a uma fonte de água. Ela é o início de um ciclo hidrológico e de fundamental importância para que todos os outros aconteçam”, explica a Coordenadora de Sustentabilidade da CCR Aeroportos, Rosemeire Morais.

Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos
- MPGO ajuíza ação contra Departamento de Água e Esgoto de Caldas Novas por cargos jurídicos comissionados
- Secretaria da Saúde de Goiás fortalece Rede de Saúde Mental e amplia assistência psicossocial
- Governo, por meio das secretarias da Retomada e da Cultura, e da Goiás Turismo, lança Folia Goiás 2026
- Atraindo investimentos, Aparecida teve 12 grandes loteamentos lançados em 2025
- Programa Bolsa Mais Professores abre período de inscrição