10 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia, Política e GovernoShows e Eventos

Artista renomado e galeristas do Centro-Oeste participam de encontro nacional com presidente do Benin

Nesta quinta-feira (23), dois dos sócios da Cerrado Galeria, Antônio Almeida e Lúcio Albuquerque, juntamente com Dalton Paula, artista representado pela galeria e destaque do Centro-Oeste na última Bienal de Veneza, estiveram presentes no Palácio Itamaraty como convidados para o encontro com o presidente da República do Benin, Patrice Talon. O evento faz parte da agenda do governo federal para reaproximar a relação do Brasil com países da África.
Na ocasião, Patrice Talon reafirmou a importância da parceria diplomática entre os dois países, destacando como a África auxiliou no crescimento do mundo. A relação do Brasil com o Benin data do período colonial brasileiro – este último está localizado no território do antigo reino de Daomé, origem de grande contingente de africanos que foram traficados e escravizados em terras brasileiras. Portanto, seus costumes e cultura influenciaram diretamente a cultura, arte, culinária, religião e muitos outros aspectos no Brasil.
O contexto do encontro se relaciona, portanto, diretamente com o trabalho de Dalton Paula. O artista, que acaba de ser homenageado na 60ª Bienal de Veneza, é fundador do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes em Goiânia, projeto que rendeu a ele o Prêmio Soros Arts Fellowship pela Open Society Foundation. Neste ano, foi eleito como um dos dez vencedores do prêmio Chanel Next Prize, um feito que destaca sua influência e originalidade no cenário artístico contemporâneo. Seu legado representa justamente o retorno às raízes africanas, propondo ao espectador uma reflexão sobre a história afro-brasileira e sua importância para a construção do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *