Conversa com José Noce (MG) desbrava seu jogo de RPG que, com um sistema de regras simples e intuitivas, permite que até mesmo crianças ainda não alfabetizadas se divirtam enquanto estimulam o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de trabalhar em equipe, inclusive em família
Como parte da programação do Elysium – Encontro Goiano de Jogos e RPG, já está no ar um bate-papo virtual com José Noce, renomado desenvolvedor de jogos por trás do estúdio Macunaíma Games. Na conversa, mediada pelo produtor cultural e Doutor em História Eduardo Kolody, Noce explora as vantagens dos RPGs minimalistas, que se caracterizam por regras simples e intuitivas, ideais para iniciantes, crianças em idade escolar e jogadores que buscam uma experiência mais dinâmica e acessível.
Para ilustrar suas ideias, Noce traz como exemplo o seu RPG infanto-juvenil de fantasia medieval “Pequenos Aventureiros”, que utiliza uma abordagem simples e divertida para apresentar o universo dos jogos de RPG para crianças de 6 a 12 anos. O jogo funciona como uma brincadeira de contar histórias, onde um dos participantes torna-se o narrador, enquanto os outros assumem o papel de herois. À medida que o narrador vai relatando os fatos, os outros vão interagindo com a situação e a história vai sendo construída na hora, de forma coletiva.
Além de ser uma forma de entretenimento em família, o RPG Pequenos Aventureiros tem o objetivo de estimular as crianças a aprenderem a se comunicar melhor e a trabalharem em equipe, além de ajudá-las a desenvolverem o raciocínio e o senso crítico. Um dos diferenciais do jogo é que ele possui mecânicas que quebram a barreira da alfabetização, como a associação das características dos personagens com símbolos e gestos, dos números com uma escala de cores e dos poderes e equipamentos a cartas com imagens autoexplicativas, possibilitando que até mesmo crianças que ainda não saibam ler e escrever também consigam jogá-lo.
A entrevista está disponível em https://youtu.be/YQtMHbxnaYg ou no link da bio do instagram @encontroelysium e conta com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Sobre José Noce
Nascido e criado em Belo Horizonte (MG), José Noce narra e joga RPG desde 1995. Como game designer por trás da Macunaíma Games, já publicou vários jogos de tabuleiro e RPG, como o livro com dicas para narradores de RPG “Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!”, de 2017, e o RPG infanto-juvenil Pequenos Aventureiros, em 2021. Também já participou da organização de vários eventos de RPG em sua cidade, tanto de cunho comercial como também de caráter sócio-cultural.
Sobre o Elysium
O bate-papo virtual é apenas uma das atividades do Elysium – Encontro Goiano de Jogos e RPG, que acontecerá de 31 de maio a 02 de junho, na Vila Cultural Cora Coralina, com entrada gratuita. Além de bate-papos virtuais, o evento terá palestras, oficinas, lançamento, mesas de RPG, jogos de tabuleiro e de cartas e espaço para exposição com o propósito de ser um amplo espaço para hobbistas se encontrarem, jogarem e conhecerem obras de arte e cultura geek. A programação é organizada por membros da Confraria dos Mestres, grupo que reúne mestres de RPG e designer de jogos há quase duas décadas em Goiânia, e conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás de 2023, por meio do Edital 6 de Fomento à Cultura Digital e Jogos.
- Mesma profissão: sancionada lei que equipara carreiras de geologia e engenharia geológica
- Publicado edital de seleção para 34 vagas temporárias na Sead
- PT pede arquivamento de Projeto de Lei que anistia condenados pelo 8/1
- Cerca de 80 crianças dançam em Festival de Ballet Infantil no Shopping Cerrado
- Exercício físico na gravidez é tema de encontro do grupo Gestar Vidas