Clube de Leitura ‘Páginas Delas’ estreia em Goiânia com debate sobre obra de Eleni Varikas
Primeiro capítulo de ‘A Escória do Mundo: Figuras do Pária’ será discutido neste sábado (26) com mediação da professora Patrícia Bagot. Participação é gratuita
O primeiro capítulo do livro “A Escória do Mundo: Figuras do Pária”, de Eleni Varikas, será tema da estreia do Clube de Leitura “Páginas Delas” em Goiânia. O encontro acontecerá neste sábado (26), das 14h às 16h, no Centro de Artes World Group, e contará com mediação de Patrícia Bagot, graduada e mestre em Filosofia e Letras, e doutora em Letras e Linguística. A participação é gratuita.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e realizar a leitura do capítulo indicado. A organização recomenda ainda a inscrição prévia através da plataforma Sympla, devido ao número limitado de vagas. A programação integra o projeto “Manutenção do Centro de Artes World Group”, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

O Clube de Leitura “Páginas Delas” surge como um espaço de encontro e reflexão sobre a experiência das mulheres na sociedade, com o objetivo de promover debates enriquecedores, fortalecer a sororidade e ampliar o olhar sobre o mundo por meio da literatura. A iniciativa prevê reuniões bimestrais dedicadas a livros escritos por autoras ou que apresentem perspectivas críticas acerca da desigualdade, da luta por direitos e da representatividade feminina.
Sobre o livro
“A Escória do Mundo: Figuras do Pária”, de Eleni Varikas, investiga os processos de exclusão e hierarquização social ao longo da história, explorando como determinadas categorias de pessoas são marginalizadas e desumanizadas. Usando exemplos históricos e filosóficos, a autora traça conexões entre diferentes formas de opressão, como racismo, sexismo e desigualdade de classe para ilustrar como certos indivíduos ou grupos foram sistematicamente considerados indesejáveis, inferiores ou descartáveis pela sociedade.
Sobre o Centro de Artes World GroupO espaço que abriga o Centro de Artes World Group foi fundado na década de 1990 por Cristiane Moraes e Lamar Lamounier, com o propósito de fomentar atividades artísticas e culturais. Na época, era conhecido como Lamounier Ballet Teatro de Goiânia.
Ao longo dos anos, o espaço assumiu diferentes facetas, funcionando como escola de balé, teatro (Lamounier Ballet Teatro de Goiânia) e sede do Instituto Científico e Cultural Lamounier. Além disso, foi palco de lançamentos de livros, exposições, exibições de filmes e atividades colaborativas com instituições artísticas e acadêmicas locais. Também abrigou palestras culturais e científicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. Por meio de parcerias internacionais, fortaleceu sua conexão com países como Portugal, Itália, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Cuba, Suécia e Alemanha.
Em 2015, o espaço foi transformado no World Group Center, ampliando sua atuação multidisciplinar, mas sempre mantendo o foco em atividades artísticas, especialmente na dança, por meio do seu Centro de Artes. Atualmente, o Centro de Artes World Group acolhe grupos artísticos independentes para aulas, ensaios e apresentações, reafirmando seu compromisso com a cultura e a criatividade.
SERVIÇO
Clube de Leitura “Páginas Delas” – Capítulo 1 do livro “A Escória do Mundo: Figuras do Pária”, de Eleni Varikas
Data: 26/04/2025
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Artes World Group – Alameda Pampulha, 1773, Setor Jaó, Goiânia – GOInscrições:https://www.sympla.com.br/evento/o-clube-de-leitura-paginas-delas—encontro-i/2918186
Classificação: 18 anos
Mais informações: instagram @worldgroupcenter
A ação contará com intérpretes de Libras
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura
Evento gratuito
- Duas comédias da Cia Carlos Moreira entram em cartaz com meia-entrada solidária
- Empresa que busca liderança no mercado de biossoluções monta megaestrutura em Brasília
- Maio Amarelo 2025: impacto letal do excesso de velocidade nas vias brasileiras motiva campanha
- Melhorando o atendimento ao cliente: 5 dicas essenciais
- Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio