Condutores aprovam blitz educativa sobre uso de seta em Goiânia
“A blitz é uma excelente forma de conversar com a gente sobre essa questão, e esse trabalho vai despertar em muitas pessoas a importância da sinalização”, disse o motorista Cláudio Correia
A Prefeitura de Goiânia, por meio da pasta de Mobilidade, realizou na manhã desta quarta-feira (18/9), na Rua 4, Centro, uma blitz educativa sobre o uso correto da seta nas vias da capital. A operação contou com cerca de 20 agentes da Mobilidade que orientaram condutores que trafegavam pelo local, e faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito 2024.
Foto: Mobilidade
“Essa blitz é uma forma de nos comunicarmos diretamente com os condutores sobre a importância da sinalização, e evita que o condutor que esteja ao lado entre no campo cego do veículo, já que a ação facilita que o carro que esteja ao lado não o intercepte e evite colisões laterais e até mesmo sinistros com vítimas fatais”, explicou o agente de trânsito e técnico da Mobilidade, Horácio Ferreira.
Horácio reforça que a seta é uma forma de comunicação entre os condutores, justamente por este fator ela é obrigatória para qualquer ação, seja ela lateral, mudança de faixa ou conversão. “Ao entrar em uma rotatória é obrigatório sinalizar à esquerda, porque o sentido é que o motorista vai assumir”, reforça. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 196, a falta de sinalização é considerada uma infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Operação aprovada
O motorista Cláudio Correia afirmou que, às vezes, a falta de sinalização é descuido do próprio condutor, apesar de conhecer a obrigatoriedade. “É algo necessário para que os demais motoristas saibam o que a gente pretende fazer. A blitz é uma excelente forma de conversar com a gente sobre essa questão, e esse trabalho vai despertar em muitas pessoas a importância da sinalização”, disse.
“Essa é uma excelente iniciativa, porque todos os motoristas praticam na autoescola, e, após receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), esquecem da existência da seta. Esse tipo de ação provoca acidentes, porque todo mundo na correria, no estresse, só quer mudar de faixa sem sinalizar”, declarou o motorista de aplicativo Eduardo Paixão.
Secom da Prefeitura de Goiânia
- Saiba mais sobre programa que oferece crédito para pequenos negócios
- Notícias automotivas: Mitsubishi mostra linha 2025 do Pajero Sport com mudanças
- Notícias automotivas: Hyundai Creta passa por reestilização e ganha motor 1.6 turbo
- Prazo para apostador retirar recursos terminou na quinta-feira
- Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios