Confira 5 bairros de Aparecida de Goiânia que se transformaram nos últimos anos
A cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, deixou de ser há tempos um município-dormitório, passando a atrair empresas, indústrias e mais pessoas para morar. Atualmente, com mais de 550 mil habitantes, a cidade, fora as capitais, é a maior da região Centro-Oeste, com um Produto Interno Bruto (PIB) que chega a R$ 17 bilhões. O município está entre as 100 maiores economias do País, segundo o Instituto Mauro Borges, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas esta pujança não aconteceu da noite para o dia e, nesta jornada, diversas foram as medidas administrativas que geraram este contexto. Na área urbana, muitos bairros lançados não tiveram, desde o início, a ocupação e valorização que hoje apresentam. Em seus primeiros anos, eram considerados distantes e com poucos serviços.
“É natural de todo novo bairro. Mas, quando uma cidade possui uma base de crescimento forte, eles tendem a valorizar, especialmente se nasceu de um projeto planejado e com as devidas aprovações legais”, salienta Rodrigo Lima, o CEO da Urbaniza.BR, Rodrigo Lima, empresa que atua há mais de 12 anos no mercado de loteamentos, condomínios fechados e implantação de bairros planejados. A cidade vem crescendo acima da média da própria capital em população. De acordo com o Censo do IBGE de 2022, enquanto Goiânia cresceu 10,39%, Aparecida de Goiânia cresceu 15,78% na comparação com o Censo de 2010.
“Na medida que a cidade se desenvolveu e passou a oferecer mais empregos, a prefeitura melhorou os serviços públicos, o setor imobiliário levou mais e melhores lançamentos, levando as pessoas a permanecer na cidade, e não apenas trabalhar nela”, diz o CEO da Urbaniza.BR, que investe no município com o lançamento de um novo loteamento, o Jardim dos Pássaros, um bairro aberto com diferenciais de condomínio horizontal. Será entregue com monitoramento por câmeras, praças urbanizadas, entre outros diferenciais.
Conheça um pouco dos cinco bairros de Aparecida de Goiânia que deram um salto gigantesco na qualidade de vida de seus moradores ao longo dos anos e viraram opções para investimento.
1 – Garavelo – Criado na década de 1970, o Garavelo é um bairro que está tanto em Aparecida quanto Goiânia. Por causa do crescimento, as cidades foram obrigadas a dividi-lo, que passou a se chamar Garavelo A e Garavelo B. Entretanto, apenas uma pequena parte está do lado da capital. O bairro se destaca pela presença de um forte comércio e muitas empresas, principalmente às margens da GO-040 e na Avenida Igualdade, que é comparada às famosas avenidas comerciais, como a 24 de outubro. O Garavelo também se destaca por ter shopping center, terminal do transporte público e redes varejistas. Sem espaço para crescer, o bairro está cada vez mais valorizado.
2 – Jardim Dom Bosco – Um bairro considerado novo, já se tornou uma referência graças a sua infraestrutura. Conta com um colégio estadual e uma unidade de uma grande rede de supermercados e uma diversificada avenida comercial que atende todo o entorno. Com a GO-040, que liga Aparecida a Aragoiânia, acabou se tornando uma centralidade. Por já estar ocupado, agora o seu entorno está se desenvolvendo. Seu próximo vizinho imediato serão os moradores do bairro planejado Jardim dos Pássaros, que será lançado ainda em dezembro.
3 – Colina Azul – Assim como o Garavelo, o Colina Azul é um bairro que não há espaço para crescer porque foi totalmente ocupado e segue, por isso, bastante valorizado. Criado em 1987, conta com colégios, igrejas de diversas dominações, um Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As principais vias do bairro são as avenidas Dom Fernando, Flamingo, R-3 e R-22.
4 – Jardim Buriti Sereno – É o maior bairro em extensão de Aparecida de Goiânia. Loteamentos foram lançados sem infraestrutura na década de 1980 e o setor apresentou um crescimento populacional acelerado. Ao longo dos anos, o poder público fez melhorias e as ruas foram asfaltadas. Atualmente, os moradores se beneficiam com escolas, comércio e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Avenida Brasil é uma das principais vias.
5 – Vila Brasília – O lançamento foi na década de 1950, porém só no final da década de 1980 o bairro começou a receber melhorias e hoje é considerado um setor nobre. Na divisa com Goiânia, a Vila Brasília se beneficiou de sua posição geográfica e foi um dos bairros que mais se desenvolveu na fase em que Aparecida de Goiânia era uma cidade dormitório. Hoje colhe boa infraestrutura, grandes vias de acesso, além de abrigar empresas e indústrias. O bairro tem valorizadas avenidas, como a Avenida Rio Verde, um dos ícones da pujança econômica da cidade.
- PM-GO: Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
- Prefeitura de Goiânia divulga horários especiais de funcionamento dos Parques Mutirama e Zoológico durante os feriados de final de ano
- Cerca de 1,5 mil objetos esquecidos no Aeroporto de Goiânia são doados à APAE
- Aeroporto de Goiânia deve receber cerca de 305 mil passageiros neste fim de ano
- Saiba como evitar a comilança nas ceias de final de ano