Confira seis plataformas que simplificam o acesso aos serviços eleitorais no 2° turno
Apps e canais on-line estão disponíveis gratuitamente e podem ser acessados pelo celular
Precisa consultar o seu local de votação ou denunciar alguma irregularidade na propaganda eleitoral? Saiba que esses e outros serviços eleitorais estão disponíveis em aplicativos, sites e canais desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o acesso às informações essenciais sobre o 2º turno das Eleições Municipais de 2024. E o melhor: todos são gratuitos e podem ser acessados pelo seu celular.
No dia 27 de outubro, das 8h às 17h no horário de Brasília (DF), as eleitoras e os eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, voltam às urnas para eleger prefeitas e prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos.
Na palma da mão
Por meio de um smartphone, de um tablet ou diante de um computador, é possível conferir em qual seção eleitoral você vota, obter orientações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados em tempo real.
Há também ferramentas que oferecem suporte na resolução de dúvidas frequentes, permitem a conferência de dados essenciais, possibilitam o envio de denúncias referentes a práticas ilegais em campanhas eleitorais e ainda dão acesso a informações relevantes sobre as Eleições 2024.
Confira seis plataformas desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar a sua vida no 2º turno das Eleições 2024:
- E-Título
É um aplicativo móvel que fornece a versão digital do título eleitoral. Ele permite acesso rápido às informações da eleitora e do eleitor, incluindo zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.
E há mais: as eleitoras e os eleitores que já registraram as impressões digitais na Justiça Eleitoral e cujas fotografias aparecem no aplicativo podem utilizar o e-Título para se identificar na data do pleito.
- Pardal
Permite reportar propagandas eleitorais irregulares, que são encaminhadas para análise do juízo eleitoral competente. Em 2024, o app passou a contar com formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na internet.
- Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral
O Siade aceita denúncias de desinformação e conteúdos enganosos compartilhados por meio da internet. Na página, a cidadã e o cidadão conseguem registrar episódios que envolvem a circulação de notícias ou afirmações falsas sobre as eleições.
- Mesário
O aplicativo foi desenvolvido para treinar e auxiliar as mesárias e os mesários antes e durante as eleições, bem como realizar treinamentos por meio de aulas on-line.
- Boletim na Mão
O app realiza a leitura de QR Code contido no final do Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, o que possibilita ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos BUs em seu celular ou tablet.
- Resultados
Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo tem a função de informar, em tempo real, os resultados das eleições em cada município pela tela do celular. Uma versão dessa ferramenta também já está disponível no Portal do TSE.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
- Saiba o que fazer após beber demais nas festas de final de ano
- Conheça a receita de vaca atolada com costela!
- Serviços públicos em Goiás: confira os horários de funcionamento nas repartições estaduais no Natal e Ano Novo
- Disrito Federal e Supremo Tribunal Federal recebem autorização para novos cargos públicos
- Mateiros, no Tocantins, é a Capital Nacional do Capim Dourado