Iniciativa chega ao fim na primeira quinta-feira de setembro, mas abre caminho para outras atividades educativas do espaço cultural
Após 12 sessões de visitas mediadas gratuitas durante as últimas seis semanas, o projeto cultural Quinta na Galeria terá as suas duas sessões finais realizadas nesta quinta-feira (05). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a unidade da Cerrado Galeria em Goiânia e a CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais para estimular o contato da população com a arte, democratizando esse acesso.
Com a realização de duas visitas mediadas todas as quintas-feiras, o projeto é destinado a dois públicos diferentes, pois conta com sessões para o público geral e outras para turmas escolares. Desde o dia 25 de julho, quando teve início, o Quinta na Galeria já recebeu mais de 50 visitantes individuais e quatro escolas, contemplando pessoas de diferentes faixas etárias.
O propósito que vem sendo cumprido com a iniciativa é celebrado pela diretora da Cerrado Galeria em Goiânia, Júlia Mazzutti. “É muito importante aproximar o público das exposições que a galeria realiza e inserir a Cerrado na programação cultural da vida das pessoas. Esse tipo de atividade também busca estimular um contato de todos, desde pequenos, com a arte contemporânea de uma maneira acessível, interativa e relacionada ao dia a dia desse público mais jovem”, afirma.
Seguindo o seu compromisso com ações de caráter educativo, a Cerrado Galeria terá outras iniciativas de teor semelhante ao do projeto Quinta na Galeria, como adianta a diretora. “A ideia é dar sequência ao programa educativo para o público escolar, tanto com visitas mediadas em horários fixos quanto com palestras, oficinas, cursos e outras atividades. A parceria com a CALÍOPE também deve gerar novos formatos de visitação pela galeria”, sinaliza Mazzutti.
Essa relação também é enaltecida pela museóloga Bárbara Freire, que está à frente da CALÍOPE. “Por meio desse tipo de colaboração com a Cerrado Galeria, que é uma instituição parceira, buscamos fomentar o diálogo artístico e cultural com a população, contribuindo para o desenvolvimento e a apreciação das artes visuais no estado de Goiás”, reforça Freire, destacando ainda que o espaço tem um rico acervo de arte moderna e contemporânea regional e nacional.
Como participar
Assim como nas sessões que já foram realizadas, os interessados em participar das sessões do dia 05 de setembro devem acessar o aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”, que foi desenvolvido pela CALÍOPE. As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 30 vagas por sessão. As opções de visitas são uma matutina, que vai das 10h30 às 12 horas, e outra vespertina, que tem início às 14h30 e é encerrada às 16 horas. A Cerrado Galeria fica na Rua 84 nº 61, no Setor Sul, em Goiânia.
No caso das instituições de ensino, o responsável pelos alunos deverá preencher o formulário de inscrição assinalando o horário desejado para visitação da turma. Já para o público geral, a inscrição deverá ser feita individualmente. Em ambos os casos, é necessário acessar o aplicativo Fala Sério e clicar no ícone “Quinta na Galeria”. O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play, na Apple Store e pelo link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home.
Durante as visitas às exposições na galeria, um especialista realiza a mediação e apresenta ao público diversas informações relevantes sobre as obras de arte e os artistas que as conceberam. Como as visitas são mediadas, os visitantes também são incentivados a participar de maneira ativa, trocando conhecimentos e experiências, diferente do que ocorre com o tradicional monólogo em visitas que são apenas guiadas.
Sobre a Cerrado Galeria
Fundada pelos empresários Lucio Albuquerque, Antônio Almeida e Carlos Dale em 2023, a Cerrado Galeria tem como intuito refletir o mundo a partir do Centro-Oeste do Brasil. Sua criação une mais de 30 anos de experiência e tem o objetivo de impulsionar a expansão da arte no território brasileiro, promovendo o cenário artístico regional. Assim como homenageia em seu nome o bioma da região onde está, a galeria destaca questões que envolvem ecologia, processos históricos e sociedade, evidenciando diversas manifestações culturais.
Para isso, a galeria promove mostras individuais e coletivas, conversas públicas, ações educativas e outras atividades voltadas ao desenvolvimento da produção e do mercado de arte na região, assim como sua circulação e presença no Brasil e no mundo. Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, no Setor Sul, conservando azulejos originais que são um marco da arquitetura goiana. Já em Brasília, há duas unidades no Lago Sul: a Cerrado Galeria e o Cerrado Cultural.
Serviço
Últimas sessões do projeto “Quinta na Galeria”
Data: 05 de setembro (quinta-feira)
Horários: das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h
Local: Cerrado Galeria (Rua 84, nº 61 – Setor Sul, Goiânia)
Inscrições: aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”
Mais informações: @cerrado.galeria e @falaserioapp (Instagram)
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas
- Mesma profissão: sancionada lei que equipara carreiras de geologia e engenharia geológica
- Publicado edital de seleção para 34 vagas temporárias na Sead
- PT pede arquivamento de Projeto de Lei que anistia condenados pelo 8/1
- Cerca de 80 crianças dançam em Festival de Ballet Infantil no Shopping Cerrado
- Exercício físico na gravidez é tema de encontro do grupo Gestar Vidas