Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Recebimento de resíduos será descontinuado em ponto provisório do Parque Amazônia

Pequenos geradores devem utilizar outros pontos provisórios e os Ecopontos fixos da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), informa que o recebimento de resíduos sólidos será descontinuado, a partir de terça-feira (20/1), no ponto provisório de descarte localizado no Parque Amazônia. Os pequenos geradores seguem atendidos normalmente nos demais pontos provisórios de descarte e nos cinco Ecopontos fixos disponíveis em Goiânia.

Imagem: Prefeitura de Goiânia

Os pontos provisórios são estruturas não permanentes utilizadas pelo município como alternativa organizada para locais onde já havia descarte espontâneo de resíduos. A operação desses pontos ocorre de forma temporária, conforme a disponibilidade das áreas e o planejamento ambiental da cidade.

Já os Ecopontos são locais fixos e estruturados, com cercamento e infraestrutura adequada para o recebimento de resíduos sólidos. Atualmente, Goiânia conta com seis pontos provisórios e cinco Ecopontos fixos em funcionamento.

A Amma reforça que apenas pequenos geradores podem realizar o descarte nesses locais, conforme estabelece a Lei n. 9.498/2014. Para esses, o volume máximo permitido para descarte é de até 2m³ diários por pessoa, o que é equivalente a uma carretinha ou caçamba de veículo de pequeno porte. É proibido o uso dessas áreas pelos grandes geradores.

“O descarte irregular causa impactos diretos em áreas verdes, cursos d’água e vias públicas, além de agravar os efeitos das mudanças climáticas. Por isso, é importante que a população utilize exclusivamente os pontos autorizados, respeitando os tipos e volumes permitidos”, destaca a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

Nos pontos provisórios, é permitido o descarte de:

Os Ecopontos recebem os mesmos materiais e também:

Pontos provisórios de descarte em funcionamento:

Ecopontos fixos:

Fotos: Divulgação/Amma

Com informações da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia

Sair da versão mobile