Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Goiânia recebe walking tour pelos monumentos Art Déco, neste sábado

Group of mature joggers in sports clothes running outside, training for marathon, enjoying morning workout. Full length shot. Retired people and active lifestyle concept

Em celebração ao centenário do movimento no mundo, os participantes irão percorrer um trajeto de 4 km, passando por patrimônios como a Estação Ferroviária, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia, todos tombados nacionalmente e exemplos do estilo Art Déco

Em 2025, celebramos o centenário do Art Déco, movimento europeu dos anos 1920 e 1930 que marcou a arquitetura, design, moda, pintura e cinema. Goiânia, com 22 edifícios e monumentos, é considerada a capital brasileira do Art Déco e uma das mais importantes do mundo nesse estilo arquitetônico moderno.

Para celebrar o movimento, e conhecer de perto estes monumentos, a cidade recebe o Walking Tour. Realizado no próximo sábado, 23 de agosto, com saída às 7h30 e previsão de término às 9h30. O ponto de encontro é a entrada do hotel Ibis Styles Goiânia do Shopping Estação, no Setor Central.

Conforme o produtor cultural e guia de turismo especializado em Art Déco, Gutto Lemes, a caminhada passará pela Estação Ferroviária, subindo a Av. Goiás, passando pelo Grande Hotel, Teatro Goiânia e retornando ao hotel.

“É uma oportunidade de conhecer de perto a Estação Ferroviária, o Grande Hotel e o Teatro Goiânia, todos patrimônios tombados nacionalmente e exemplos do estilo Art Déco”, destaca. Para realizar a inscrição, basta acessar o QR Code na última publicação fixada no perfil do @shoppingestacaogoiania, no Instagram. 

Segundo Gutto, o Walking Tour faz parte da programação histórica e diversificada da 8ª edição do Goiânia Art Déco Festival, que celebra o início das festividades dos 100 anos do movimento. Além do Ibis Styles Goiânia do Shopping Estação, o evento conta com a parceria do Shopping Estação Goiânia.

De acordo com Gutto Lemes, o Art Déco é muito mais do que um estilo arquitetônico, é um movimento que moldou a identidade de Goiânia. “Preservar e celebrar esse legado é fundamental para mantermos viva a nossa história e para as futuras gerações conhecerem a riqueza do nosso patrimônio”, ressaltou.

Por Flávia Juliate

Sair da versão mobile