Governo Federal autoriza Funai a contratar 1,9 mil servidores temporários
Medida é fundamental diante do avanço do garimpo ilegal
Coordenadora e principal executora da política indigenista do governo federal, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) receberá, em breve, o reforço de 1.938 novos servidores temporários.
A contratação provisória foi autorizada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e dos Povos Indígenas, na semana passada.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a medida atende a uma necessidade temporária, “de excepcional interesse público”, e tem o objetivo de “fortalecer estratégias de proteção territorial e o cumprimento de decisões judiciais que garantem os direitos dos povos indígenas e a preservação ambiental”.
Ainda de acordo com a Secom, a contratação provisória é considerada determinante em um momento de crescente pressão sobre os territórios indígenas, como o avanço do garimpo ilegal e a degradação ambiental.
“Com as novas contratações, o governo potencializa a Funai e sua integração com os diversos órgãos envolvidos na proteção territorial, intensificando o combate às ameaças que comprometem o futuro das Terras Indígenas e da Amazônia como um todo”, acrescenta a secretaria.
Por Agência Brasil
- Humorista Murilo Couto vem a Goiânia em janeiro
- Saúde e comportamento: saiba o que é anorexia nervosa e seus sintomas e tratamento
- Novo método de massagem modela o shape para o verão
- Linha pesada: saiba mais sobre bateria para caminhão, ônibus e trator
- Policlínica da Região Rio Vermelho inicia 2025 com todas especialidades ativas