Educação e pesquisaEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

HDT leva ação educativa a escola para reforçar prevenção ao HIV entre adolescentes

Atividade do projeto HDT nas Escolas, dentro da programação do Dezembro Vermelho, promoverá dinâmica lúdica e orientações sobre prevenção, testagem e combate ao estigma

O Colégio Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos, em Goiânia, receberá, na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, 10 horas, uma ação educativa promovida pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). A iniciativa integra as atividades do Dezembro Vermelho e faz parte do projeto HDT nas Escolas, que visa aproximar a unidade da população e nesta edição está voltado à prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante a visita, a equipe multidisciplinar do HDT realizará uma ação lúdica e interativa com os estudantes do ensino médio, usando dinâmicas e atividades educativas para esclarecer dúvidas, desconstruir preconceitos e reforçar orientações sobre prevenção, formas de transmissão e a importância da testagem regular.

“A escolha do ambiente escolar não é por acaso. A escola desempenha um papel estratégico na prevenção do HIV e na promoção da saúde entre adolescentes e jovens”, pontua a diretora técnica do HDT, Vivian Furtado. Segundo a UNESCO, instituições de ensino são fundamentais para evitar novas infecções, prevenir a reinfecção e apoiar a convivência saudável com o vírus. Além disso, ao promover informação de qualidade, esses espaços ajudam a reduzir o estigma e a discriminação que ainda afetam profundamente quem vive com HIV/AIDS.

Números

Os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do Ministério da Saúde (dez/2024) reforçam a necessidade de ações educativas. Entre 2007 e junho de 2024, o Brasil registrou 541.759 casos de HIV, sendo 70,7% em homens. Jovens de 15 a 24 anos representam 23,2% das notificações, enquanto a faixa de 25 a 34 anos reúne 34,9% dos casos, evidenciando maior vulnerabilidade entre adolescentes e jovens adultos.

No cenário global, cerca de 39,9 milhões de pessoas viviam com HIV em 2023, demonstrando que a informação continua sendo uma das principais ferramentas de prevenção.

Serviço – HDT nas Escolas / Dezembro Vermelho

Data: 12 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Colégio Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos ( R. 2011, s/n – Parque Atheneu, Goiânia)

Sobre o HDT

Referência em média e alta complexidade em Goiás, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos. O HDT é o único hospital da América Latina, com foco exclusivo em Infectologia, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

Comunicação Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *