Unidades do Governo, com ações lúdicas, enfatizam o compromisso com o cuidado e bem-estar dos pacientes
Os Hospitais Estaduais: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) e da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), promoveram na terça-feira, 17 de setembro, uma série de atividades lúdicas para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em consonância com a campanha Setembro Laranja. Este ano, o tema foi “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”, destacando a importância de aperfeiçoar os processos e implementar práticas que reduzam erros e melhorem a qualidade do atendimento.
No HEMNSL, os colaboradores participaram de uma dinâmica interativa, onde escreveram frases relacionadas à segurança do paciente, participaram de sorteios e receberam brindes. De acordo com o diretor técnico interino, Márcio Guimarães, o evento foi um sucesso. “Foi um evento bem organizado, com uma grande participação. Percebeu-se um entendimento coletivo da importância de trabalhar ao máximo a questão da segurança dos pacientes, com os protocolos adequados. Mas não basta ter os protocolos, é necessário que sejam cumpridos”, afirmou. A diretora operacional Flávia Rosemberg também destacou a atuação da equipe multiprofissional, enaltecendo o engajamento de todos “A ação reforçou a importância do cuidado atento para com os pacientes”, pontuou.
Já no Hemu, a tarde e noite foram repletas de atividades lúdicas, como a roleta e o jogo de “tirar o chapéu”, com perguntas relacionadas às seis metas de Segurança do Paciente. Muitos colaboradores participaram ativamente das brincadeiras, e também foram distribuídos brindes e realizados sorteios. Para o diretor técnico, Renan Miller, essas atividades são fundamentais para reforçar o aprendizado de forma leve. “O melhor é que o usuário entre no nosso hospital e receba a melhor assistência possível. É importante trazer a equipe para atividades descontraídas, aliviando um pouco o peso da rotina e, ao mesmo tempo, reforçando os protocolos de segurança”, disse.
Ambas as unidades organizaram o evento de forma integrada, envolvendo toda a equipe de qualidade e segurança do paciente. A metodologia lúdica foi escolhida por engajar mais os colaboradores, facilitando a fixação dos protocolos, a compreensão das barreiras e a prevenção de riscos. “Com essa abordagem, há uma maior adesão aos processos, e os profissionais conseguem absorver melhor as informações necessárias para garantir a segurança do paciente”, concluiu a gerente de Qualidade Corporativa do IGH, Michele Silveira.
Marilane Correntino (texto e fotos)
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