Abril foi o mês escolhido para ressaltar as ações voltadas para a melhoria da segurança do paciente no Brasil. Em 2024, o tema da campanha é “Comunicação e Trabalho em Equipe”
No intuito de ampliar a discussão e conscientizar os profissionais sobre essa temática tão importante, a Gerência de Qualidade Corporativa do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás, juntamente com as equipes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente das três unidades geridas pelo IGH em Goiás: Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), Hospital Estadual da Mulher Dr Jurandir do Nascimento (Hemu) e Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), iniciou a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, na última segunda-feira (15).
No Hemu, a diretora técnica da unidade, Cristiane Carvalho, e a coordenadora do NSP, Lilian Fernandes abriram as atividades. “A segurança do paciente é uma função e objetivo de todos nós no cuidado do paciente e atendimento de qualidade. Ela se inicia no momento que ele é recebido no hospital, desde a recepção até o momento da alta hospitalar. A comunicação e o trabalho em equipe melhora a assistência, então precisamos desenvolver uma comunicação efetiva, clara, empática e assertiva para fortalecer a segurança do paciente”, afirmou a diretora Cristiane.
No HEMNSL, a abertura contou com a presença da diretora operacional da unidade, Juliana Paixão, e colaboradores da unidade. Também foram aplicadas dinâmicas relacionadas à questões de segurança do paciente. Durante toda semana haverá treinamento in loco sobre os protocolos da segurança do paciente, dinâmicas sobre comunicação efetiva, protocolo de higienização das mãos, entre outras atividades.
Já no Heapa, o início da programação aconteceu no corredor do centro cirúrgico e contou com a presença da diretora geral Flávia Rosemberg e da enfermeira Lorena Vieira, que falou sobre a importância da promoção de eventos como esse. “A comunicação e o trabalho em equipe estão totalmente relacionados à tomada de decisão que o gestor precisa ter, além é claro de estar ligada diretamente com o trabalho de todos os profissionais envolvidos, por isso é tão importante discutir esse tema quando falamos em conscientização sobre a segurança do paciente”, ressaltou. Até o próximo dia 19, ainda estão programadas rodas de conversa, dinâmicas entre os setores, shows de talento, sessões de cinema e quizzes sobre o tema da campanha, nas três unidades.
*Texto e fotos: Jornalista Yasmine de Paiva Eliel
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