Unidade tem 400 vagas para realização de mamografias na segunda quinzena de outubro. Para agendamento do exame, mulher deve buscar unidades básicas de saúde da capital
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em parceria com o Hospital Araújo Jorge (HAJ), ampliou a oferta de mamografias para pacientes da rede municipal durante o este mês, em alusão à campanha Outubro Rosa. De acordo com a secretaria, 400 vagas para mamografias estão disponíveis no hospital na segunda quinzena deste mês.
As mamografias serão realizadas no Hospital Araújo Jorge das 07h às 16h e, para a realização dos exames, as pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem apresentar documento de identificação pessoal, cartão SUS e comprovante de endereço.
“Para ter acesso aos exames, que são indicados para mulheres a partir dos 40 anos, basta que a paciente busque uma das unidades básicas de saúde da capital. Na UBS, a paciente será acolhida, passará por consulta médica ou de enfermagem e a mamografia será agendada”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A campanha Outubro Rosa visa fortalecer a prevenção, conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama, situação que aumenta em até 90% as chances de cura da doença. “Todos os anos, nós temos mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Por isso, a campanha Outubro Rosa traz esse alerta, para que as mulheres nas faixas de risco busquem ajuda”, disse a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Paula dos Santos Pereira.
“Nós alteramos o fluxo para obtenção dos pedidos dos exames, para que as mulheres pudessem agendar as mamografias de forma mais ágil e fácil”, completou a superintendente.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia
- Vacina contra HPV pode prevenir mais de 90% dos casos de câncer relacionados ao vírus
- CBEXS Goiás apresenta nova diretoria e inaugura um novo ciclo para a saúde goiana
- Ciência revela como a obesidade altera o desejo por comida
- Viajar no fim do ano nunca foi tão fácil, e o segredo cabe na mala
- Além do TPO, especialista alerta para outros riscos de segurança nos salões de beleza