O município de Mateiros (TO) é oficialmente a Capital Nacional do Capim Dourado. A Lei 15.050, de 2024, que concede o título à cidade está publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União (DOU).
Imagem capa: Espécie, produzida na região do Jalapão, em Tocantins, é usada como matéria-prima no artesanato
Esequias Araújo – Governo do Tocantins

A norma tem origem no PL 3.356/2021, da Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE) no final de novembro de forma terminativa e não precisou passar por votação no Plenário.
Relator do projeto na CE, o senador Irajá (PSD-TO) apontou na ocasião que Mateiros é amplamente conhecido pela produção e pelo artesanato de capim dourado, planta endêmica do Jalapão, que se destaca pela cor dourada e brilho natural.
Os artesãos transformam o capim dourado em peças como bijuterias, bolsas, chapéus e outros artigos decorativos, que são vendidos no Brasil e no exterior.
— O artesanato de capim dourado não é apenas uma atividade econômica vital para a comunidade local, mas também um símbolo cultural que representa a identidade e a tradição do povo de Mateiros e das comunidades vizinhas — defendeu.
Fonte: Agência Senado
- Evento no Shopping Cerrado reúne 38 animais para adoção neste sábado (29)
- Projeto Horta nas Obras recebe crianças para colheita de hortaliças
- Corrida da Família Glossy acontece neste domingo(30) com mil inscritos
- “FlyDay” reúne descontos em lojas e restaurantes no Aeroporto de Goiânia
- Sessão de cinema inclusiva para crianças com TEA exibe Zootopia 2