14 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

Ministério da Saúde: curso de atualização em fitoterapia abre inscrições no próximo dia 20

Interessados poderão se inscrever a partir de 20 de agosto. Iniciativa é resultado de parceria com a Fiocruz Brasília e a USP e terá 800 vagas

Atenção profissionais farmacêuticos! Participe do Curso de Atualização em Fitoterapia: Aspectos Farmacêuticos e Fitoquímicos, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília e a Universidade de São Paulo (USP), no formato remoto (ensino à distância – EAD), com tutoria e três encontros síncronos obrigatórios. O curso terá carga de 90 horas e será destinado exclusivamente a farmacêuticos, visando capacitar esses profissionais para atuarem na prescrição de fitoterápicos. 

Ao todo, são 800 vagas disponíveis e as inscrições se encerram no dia 3 de setembro. O curso se inicia no mesmo dia e vai até o final de outubro. 

Inscreva-se no Curso de Atualização em Fitoterapia: Aspectos Farmacêuticos e Fitoquímicos 

O curso atende à diretriz e às ações relacionadas à capacitação de recursos humanos da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), orientando os profissionais farmacêuticos para atuarem no SUS.

Política sobre plantas medicinais e fitoterápicos

A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) existe desde 2006, quando foi publicado o Decreto 5.813. Desde então, o Ministério da Saúde investe em esforços para garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. As ações são realizadas por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics).  

Desta forma, e de acordo com as diretrizes da PNPMF, o DAF, juntamente com a Fiocruz, tem elaborado e executado ações que contribuam para o fortalecimento desta política, de acordo com os princípios do SUS. 

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *