Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Ministério Público de Goiás obtém liminar para anular eleição da mesa diretora da Câmara de Abadiânia

Liminar concedida ao MP determina realização de novo pleito

O Ministério Público de Goiás (MPGO) teve pedido liminar deferido pela Justiça para declarar a nulidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Abadiânia para o biênio 2026/2027, realizada na sessão de 28 de maio de 2025. Há ainda a determinação para realização de novo pleito em período constitucionalmente adequado, conforme o entendimento vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF).

O promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira ingressou com a ação para coibir que o Legislativo municipal realizasse eleições antecipadas para a mesa diretora com antecedência superior ao mês de outubro imediatamente anterior ao início do respectivo mandato, sob pena de configuração de novo ato nulo e passível de responsabilização administrativa, cível e política.

Conforme destacado pelo promotor de Justiça, a eleição realizada em maio deste ano para mandato a se iniciar em janeiro de 2026 está em manifesta desconformidade com o parâmetro temporal definido pelo STF, que exige a realização a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato. A liminar foi concedida pelo juiz André Luiz Figueiredo Ligório. 

Por Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Sair da versão mobile