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Mobilidade urbana: Prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita no trânsito

Primeiras intervenções ocorrem em quatro cruzamentos, a partir de terça-feira (14/1), de um total de 15 pontos mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET)

Para dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito, a Prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita em cruzamentos da capital, a partir desta terça-feira (14/1), com intervenções em quatro cruzamentos da cidade, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET).

Foto: divulgação

Os primeiros pontos já definidos estão localizados no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.

A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. Para tanto, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.

A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.

De acordo com a SET, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.

“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.

Compromisso de campanha de Mabel durante a campanha eleitoral, a conversão à direita, segundo ele, melhora o fluxo de veículos nas vias, com baixo investimento e com resultados positivos já comprovados em locais em que o sistema já foi implantado. O prefeito assegura que todos os pontos serão sinalizados com placas indicativas específicas, de fácil visualização, além da realização de campanhas educativas.

A SET informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.

“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.

Pontos mapeados pela SET:

Benefícios esperados:
A implantação da direita livre, em cruzamentos com semáforo com sinal vermelho, tem sido aplicada em algumas cidades e pode trazer vários benefícios:

  1. Aumento da fluidez do trânsito
  1. Redução do tempo de viagem
  1. Menor consumo de combustível e emissões de poluentes
  1. Redução de congestionamentos locais
  1. Melhoria na circulação de ônibus e transporte público

Intervenções

A primeira intervenção no trânsito de Goiânia para melhorar a fluidez do trânsito, nos primeiros 100 dias da gestão, foi implantada no dia 2 de janeiro, com o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás.

No ato, Mabel participou da retirada do semáforo no cruzamento da Jamel Cecílio com a Rua PL-4. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses, dentro de uma política pública moderna e integrada. O objetivo da prefeitura é desobstruir 100 quilômetros de vias em dez corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.

A circulação de motos em corredores de ônibus também já está em operação desde o dia 6 de janeiro, em mais uma medida para melhorar o fluxo de veículos. O trânsito de motociclistas nas faixas exclusivas de ônibus está permitido nas avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10.

A permissão prevê regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. Já a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos. As intervenções integram o Novo Plano de Mobilidade de Goiânia do prefeito Sandro Mabel, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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