Notícias automotivas: sistemas de segurança deixa motoristas mais distraídos ao volante, diz estudo
O uso crescente de sistemas de assistência à condução, como o Autopilot da Tesla e o Pilot Assist da Volvo, tem levado motoristas a se envolverem em atividades de distração durante a direção, segundo um estudo recente conduzido pelo Insurance Institute of Highway Safety (IIHS) nos Estados Unidos. A pesquisa, que contou com a participação de 29 motoristas ao longo dos últimos anos, aponta um aumento de pelo menos 30% no número de atividades que desviam a atenção da estrada.Veja ofertas de carros usados na Karvi!
Entre os comportamentos observados, os motoristas foram flagrados realizando tarefas como cuidados pessoais, consumo de alimentos e o uso de celulares, além de outras ações que demandam envolvimento manual. A familiaridade com os sistemas de assistência também faz com que muitos aprendam a ignorar os alertas de segurança, respondendo apenas de forma mínima para evitar que o sistema emita novos sinais.
David Harkey, presidente do IIHS, destacou a maneira como os motoristas têm adaptado seu comportamento para contornar os alertas de segurança. “Se você os treinar para pensar que prestar atenção significa colocar as mãos no volante a cada poucos segundos, então é exatamente isso que eles farão”, afirmou. “Isso mostra que os sistemas de automação parcial precisam de salvaguardas mais robustas para evitar o uso indevido.”
O estudo utilizou dois veículos para a análise: um Volvo S90 2017 com o sistema Pilot Assist e um Tesla Model 3 2020 equipado com Autopilot. Ambos os veículos exigem que os motoristas mantenham as mãos no volante o tempo todo, mas, segundo o levantamento, essa exigência não foi suficiente para evitar que os condutores se envolvessem em distrações.
O IIHS também destacou que, embora alguns motoristas considerem que os sistemas de automação parcial tornem as viagens longas mais confortáveis, há pouca evidência de que essas tecnologias aumentem a segurança nas estradas.
Com os resultados, especialistas reforçam a necessidade de aprimoramento nas tecnologias de assistência, visando a criação de mecanismos mais eficazes para evitar comportamentos inseguros e distrações, que podem comprometer a segurança no trânsito.
Fonte: karvi.com.br/blog
- Hugol, unidade de saúde do Governo de Goiás, realiza captação de 8 órgãos de um único doador
- Suspeitos de fraudarem empréstimos da Caixa Econômica Federal são investigados pela Polícia Federal
- Supremo Tribunal Federal adia decisão sobre lei que impõe restrições para laqueadura
- Desempenho republicano pode facilitar aprovação de projetos de Trump
- Projeto de Lei quer etanol como combustível padrão em carros oficiais