Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Prefeitura de Goiânia amplia e organiza estacionamentos rotativos com a nova Área Azul

Objetivo é democratizar o uso dos espaços públicos, facilitando o acesso da população a comércios e serviços, além da modernização do sistema; ação amplia de 3.841 para mais de 10 mil vagas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), deu o primeiro passo para a implantação da nova Área Azul na capital, com a publicação dos decretos nº 2.856 e nº 2.857/2025, que instituem a Política de Estacionamento Integrado e a Política de Mobilidade Urbana Digital, dentro do Programa Nova Mobilidade. Os decretos estabelecem as diretrizes técnicas e legais para a modernização do sistema de estacionamento rotativo pago, com foco em tecnologia, fiscalização eficiente e ampliação de vagas em diversas regiões da cidade.

Com o novo formato, Goiânia passará das atuais 3.841 vagas para mais de 10 mil, distribuídas em bairros como Campinas, Centro, Região da 44, Setor Oeste, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Bueno e Setor Universitário. O objetivo é democratizar o uso dos espaços públicos e facilitar o acesso a comércios e serviços. “A Área Azul é uma ferramenta essencial para fortalecer o comércio. Recebemos muitas reclamações de lojistas sobre motoristas que deixam o carro o dia inteiro, ocupando o espaço que deveria ser rotativo. Com o novo sistema, o cliente que vai comprar ou resolver algo rápido encontrará vaga disponível, o que fortalece o comércio e melhora a mobilidade”, destaca o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.

Os decretos publicados marcam o início da transição para um modelo digital, integrado e fiscalizável, operado por empresas credenciadas mediante chamamento público, que ocorrerá em breve. Essas empresas serão responsáveis por disponibilizar aplicativos móveis (Web Apps) para a compra de créditos eletrônicos e controle em tempo real da ocupação das vagas.

Benefícios do novo sistema:

O preço público das vagas, que não sofre atualização desde 2015, foi ajustado para R$ 2,15 por hora e R$ 4,30 por duas horas, valores compatíveis com os novos benefícios e com o custo de manutenção tecnológica do sistema. “Esse é um avanço importante para Goiânia. Por mais de uma década o valor permaneceu congelado, enquanto a cidade cresceu e as tecnologias evoluíram. Agora teremos um sistema moderno, justo e eficiente, que trará retorno real ao cidadão”, explica Tarcísio Abreu.

O estudo técnico que embasou a nova estrutura foi apresentado ao prefeito Sandro Mabel em março deste ano, com análise de ocupação, tempo de permanência e rotatividade. A partir dos decretos, a SET tem autonomia para conduzir as próximas etapas, que incluem credenciamento das empresas operadoras, implantação da sinalização e início da operação.

A expectativa é que o sistema comece a funcionar ainda neste ano, integrando mais um serviço ao Programa Nova Mobilidade, que vem transformando o trânsito da capital. “Vamos avançar progressivamente na sinalização das vagas adicionais e Goiânia viverá um novo momento da mobilidade urbana. A publicação dos decretos é um passo decisivo para entregar à população um sistema transparente, digital e integrado”, reforça Tarcísio Abreu.

Fotos: Divulgação/SET

Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia

Sair da versão mobile