Previsão de 36 milhões de toneladas: Goiás começa a colher segunda maior safra de sua história
O estado de Goiás começa a colher a segunda maior safra de grãos de sua história, que deve chegar a 36 milhões de toneladas. É o que mostra o Boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento. Em relação à safra 2024/2025, haverá ligeira queda, já naquela temporada foram colhidas cerca de 37 milhões de toneladas. Os dados foram mostrados em reportagem da TV Brasil Central.
Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, o desempenho da produção agrícola neste ano demonstra a consistência da agricultura goiana. “Estamos caminhando para a segunda maior safra da história do estado. Após um ciclo recorde, demonstramos agora a capacidade do produtor de manter índices elevados de produção e produtividade no campo, mesmo enfrentando mais dificuldades e desafios”, afirmou.
Fatores positivos
Segundo ainda Pedro Leonardo, três fatores contribuem para a obtenção de grandes safras em Goiás. “A destinação de áreas degradadas de pastagens para a produção agrícola, o uso mais intenso de novos tecnologias e a diversificação de culturas sustentam o aumento da produção”, argumentou o secretário. Tanto que Goiás se destaca como maior produtor em culturas como girassol e sorgo.
A soja continua como o principal carro-chefe da agricultura goiana. A produção estimada este ano é de 19,8 milhões de toneladas, a serem colhidas em 5,1 milhões de hectares cultivados. Já o milho primeira safra foi plantando em 149 mil hectares, com colheita prevista de 1,5 milhão de toneladas. Para o gerente técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), entidade ligada à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, a tendêndia é que o estado chegará nos próximos anos ao segundo lugar nacional em produção agrícola, graças à profissionalização e empreendedorismo do produtor goiano.
Por ABC Digital
- Previsão de 36 milhões de toneladas: Goiás começa a colher segunda maior safra de sua história
- Detran-Goiás leiloa mais de 2.800 veículos e sucatas
- Semifinais do Goianão começam este fim de semana pela TV Brasil Central
- Governo do DF propõe dar imóveis como garantia para capitalizar BRB
- Barragem do Reservatório João Leite volta a liberar água
