Edital do ProCiêncIA irá fomentar por até 60 meses redes de pesquisa voltadas à computação para algoritmos mais eficientes e ao uso de aplicações de IA para solução de problemas em atividades estratégicas
A FAPESP lança a primeira chamada de seu Programa Estratégico em Ciência da Computação com Inteligência Artificial – ProCiêncIA. Voltada a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo, a oportunidade visa apoiar a criação de redes de pesquisa para promover e fazer uso de técnicas de IA para solução de problemas em áreas diversas e complementares de pesquisa, e adicionalmente imprimir avanços em Computação de Alto Desempenho ou HPC (do inglês High Performance Computing) voltados ao projeto de algoritmos de IA mais eficientes.
A Chamada está alinhada ao objetivo central do ProCiêncIA, que consiste em estimular áreas de pesquisa estratégicas envolvendo IA e aplicações que a permeiem, principalmente aquelas que fazem uso de grandes bases de dados.
O lançamento desta Chamada é motivado não apenas pelo crescente aumento no emprego de técnicas baseadas em IA, mas também pela urgência em promover esforços interdisciplinares necessários para engajar a comunidade científica nos ambientes científico-tecnológico e industrial.

Diante do atual contexto internacional da revolução tecnológica em curso, caracterizado pela imposição de crescentes restrições de mercado, tornam-se imprescindíveis iniciativas que promovam o desenvolvimento do estado de São Paulo (e, posteriormente, do Brasil) nas áreas de HPC e IA – o que assegura não só condições favoráveis ao crescimento sustentável e à competitividade global da economia brasileira, mas também, em termos mais estratégicos, à autonomia nacional no assunto.
Características das propostas
As propostas devem contemplar pelo menos um dos seguintes eixos: aplicações em áreas de pesquisa que façam uso de IA para solução de seus problemas, consideradas estratégicas (tais como Educação, Medicina, Agronegócio e Cidades Inteligentes); e projeto de técnicas de HPC com vistas a avanços em IA e aplicações.
A Chamada priorizará o apoio a propostas de pesquisa inovadoras, ousadas e com grande potencial de inserção internacional. Serão priorizadas as propostas de criação de redes de pesquisa que evidenciem a colaboração entre equipes multidisciplinares e que promovam avanços em IA e aplicações.
Formação de redes de pesquisa
A rede de pesquisa deve incluir um Pesquisador Responsável (PR) e, no mínimo, dois Pesquisadores Principais (PP) por cada grande área do conhecimento envolvida na proposta, sendo um deles da área de Ciência da Computação (IA) ou correlata. Exige-se que as áreas de atuação de PRs e PPs sejam distintas – evidenciando a criação de novas colaborações – assim como as instituições de pesquisa a que estão vinculados.
Cada um dos pesquisadores responsáveis e principais que assinam a proposta deve ser responsável (PR) por seus respectivos e distintos Auxílios vigentes na data de submissão desta proposta.
O Pesquisador Responsável e os Pesquisadores Principais só podem participar de uma única proposta nesta Chamada.
Apoio FAPESP
A FAPESP irá apoiar os projetos selecionados por esta Chamada por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos, que prevê financiamento por 60 meses, prorrogáveis por outros doze. O custo total da proposta será de até R$ 2,5 milhões, incluindo todos os custos do projeto, inclusive os valores de Reserva Técnica e Reserva Técnica Institucional.
A proposta deve ser submetida por meio do sistema SAGe até o dia 08 de abril de 2026.
A Chamada está disponível na íntegra em: https://fapesp.br/17936.
Por Agência Fapesp
- Hugo faz primeira captação de órgãos do ano em Goiás
- Dólar cai para R$ 5,40 após invasão à Venezuela
- Supremo Tribunal Federal terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
- Gibiteca Jorge Braga promove “Férias Literárias” neste mês de janeiro
- Plaza D’Oro Shopping promove oficinas criativas e gratuitas para crianças durante as férias de janeiro