Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Projeto de Lei quer etanol como combustível padrão em carros oficiais

Um projeto de lei apresentado recentemente na Câmara dos Deputados coloca em discussão o etanol como o combustível padrão para veículos da administração pública federal. De autoria do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), o Projeto de Lei 3013/24 propõe que a frota federal de veículos leves e pesados passe a ser abastecida exclusivamente com etanol ou outros combustíveis renováveis, caso o projeto seja aprovado.Veja ofertas de carros usados na Karvi!

Além de substituir o abastecimento por combustíveis fósseis, o projeto prevê incentivos para a produção de etanol no país, incluindo políticas de isenção de impostos e estímulo ao desenvolvimento de combustíveis renováveis. Segundo Silva, dados da Agência Internacional de Energia indicam que o uso de etanol derivado da cana-de-açúcar reduz em até 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa em comparação com a gasolina, ressaltando o benefício ambiental da medida.

abastecendo tanque combustível carro

Outro ponto destacado pelo deputado é a geração de bioeletricidade através de resíduos da cana-de-açúcar, como o bagaço e a palha. Esse processo, conhecido como cogeração, pode produzir energia térmica, mecânica e elétrica, que, por sua vez, pode ser utilizada pelas próprias usinas de etanol ou vendida para o sistema elétrico brasileiro, ampliando o impacto positivo da produção de etanol no setor energético.

A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Caso avance nas comissões e seja aprovado pelo Congresso, o projeto pode transformar o etanol no combustível oficial para veículos governamentais no Brasil.

Paralelamente, outras propostas que incentivam o uso do etanol tramitam na Câmara. Entre elas, o Projeto de Lei 1852/24, que visa zerar as alíquotas de PIS/Cofins sobre operações envolvendo o álcool combustível, buscando reduzir o preço para o consumidor.

Fonte: karvi.com.br/blog

Sair da versão mobile