Sala de aula: 5 livros sobre o método ABA no ensino de crianças com autismo
Análise do Comportamento Aplicada utiliza reforço positivo e propostas individualizadas
Por Leonardo Valle (Instituto Claro)
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, em inglês Applied Behavior Analysis) é uma abordagem da psicologia que busca compreender e depois lançar estratégias para modificar o comportamento humano.
Para o ensino de crianças que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa metodologia ajuda a desenvolver linguagem, comunicação, atenção, concentração, habilidades sociais, memória, desempenho acadêmico e reduz comportamentos desafiadores.
Isso porque a ABA se baseia na individualização, adaptando os programas de ensino de acordo com as necessidades específicas de cada criança com autismo.
Além disso, ela utiliza técnicas de reforço positivo, partindo da premissa de que, quando um comportamento desejado é seguido por uma recompensa, a probabilidade de repeti-lo aumenta. O foco, assim, é aumentar comportamentos benéficos e reduzir aqueles prejudiciais ou que impactam negativamente o processo de aprendizagem.
Ela também sistematiza o registro do processo de ensino, permitindo uma avaliação contínua do progresso dos alunos com autismo e que os educadores ajustem as estratégias de ensino conforme outras necessidades surjam.
Conheça cinco livros sobre o método ABA e sua perspectiva de ensino para crianças com autismo.
Análise do comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista Ana Carolina Sella e Daniela Mendonça Ribeiro (Org.), Appris editora, 2018
O livro foi elaborado a partir de conteúdos publicados no Journal of Applied Behavior Analysis e no Behavior Analysis in Practice.
Os capítulos iniciam com a definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e informações sobre a ABA, explorando suas bases, princípios e métodos de ensino gerais até chegar nas intervenções específicas para problemas de comportamento, distúrbios alimentares e de linguagem.
Ensino de habilidades de leitura para pessoas com autismo
Camila Graciella Santos Gomes e Analice Dutra Silveira, editora CEI Desenvolvimento Humano, 2023
O ensino da leitura para crianças com autismo é desafiador pela natureza complexa do transtorno, que afeta as áreas de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos com interesses limitados e intensos. A proposta do livro é apresentar estratégias de ensino baseadas em evidências científicas para serem aplicadas por educadores, com ênfase na leitura em voz alta e na compreensão do texto.
Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: Manual para intervenção comportamental intensiva
Camila Graciella Santos Gomes e Analice Dutra Silveira, Appris editora, 2022.
O livro objetiva auxiliar pais, cuidadores, educadores e terapeutas na implementação de Intervenção Comportamental Intensiva (Terapia ABA) para ensinar habilidades básicas a indivíduos com autismo. Elas são comportamentos simples que servirão como alicerce para aprendizagens complexas. Para isso, a obra oferece um currículo destinado ao primeiro ano de Terapia ABA intensiva, especialmente para crianças com autismo ou outros transtornos do desenvolvimento com idades entre um e seis anos e que apresentam dificuldades na fala. Os métodos de ensino são explicados de forma clara e apoiados por ilustrações didáticas, juntamente com protocolos para registrar as atividades e o progresso dos estudantes.
Ensino de habilidades de autocuidados para pessoas com autismo: manual para intervenção comportamental intensiva
Analice Dutra Silveira e Camila Graciella Santos Gomes, Appris editora, 2022.
O livro auxilia responsáveis e educadores no ensino de habilidades de autocuidados para crianças com autismo. Essas aptidões englobam comportamentos como tomar banho, escovar os dentes e se alimentar. A aprendizagem delas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor, cognitivo e social, bem como na promoção da independência.
Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtornos do espectro do autismo
Cintia Perez Duarte (org.), editora APGIQ, 2018.
A obra aborda tópicos essenciais no campo da análise do comportamento aplicada, como a importância dos protocolos de avaliação e currículos individualizados até estratégias para lidar com comportamentos desafiadores. O livro também explora métodos com respaldo científico, como o uso de reforçadores, fichas e técnicas de modelagem. Para completar, oferece orientação sobre intervenção em casos de comportamento agressivo e autolesivo, estratégias para uso do banheiro, desafios com sono e com alimentação.
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FONTE: INSTITUTOCLARO.ORG.BR
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