Tecnologia: Anatel vai liberar sinal de internet 5G para mais 506 municípios
Funcionamento do serviço depende do planejamento de cada operadora
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira (30) que vai liberar a ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios. A medida ocorrerá a partir de 5 de agosto, quando as operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do sinal.
Segundo a agência, a liberação das faixas não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento do serviço depende do planejamento individual de cada operadora.
Com as novas autorizações, 19 estados passam a ter todos seus municípios liberados para o serviço de 5G. O sinal chegará a 4.808 municípios, onde vivem 197 milhões de pessoas, número equivalente a 92% da população do país.
Conforme dados da Anatel, o sinal estará liberado nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Interferências
A Anatel alerta que o 5G pode causar interferências no sinal de TV Aberta captado por antena parabólica, sendo necessárias adaptações para manter a qualidade da imagem.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Programa Siga Antenado.
Por Agência Brasil
- ECA 35 anos: Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos
- MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública
- Caverna Terra Ronca I passa a ser patrimônio do Estado de Goiás
- Nove municípios entram no Mapa do Turismo Goiano