17 de setembro de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Direito e cidadaniaNoticia, Política e Governo

Prefeitura de Goiânia promove inscrição, orientações e atualizações do Cadastro Único para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Cadastro Único permite ao poder público acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade e garante acesso a diversos programas sociais

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Sedhs, disponibiliza equipes para atuar junto à população nas atividades de atualização, orientação e inscrição do Cadastro Único (CadUnico). O cidadão pode ir a uma das 24 unidades dos Centros de Referência de Assistência social (Cras), das 7h às 17h, e na sede da pasta, no setor Aeroporto.

Foto: Sedhs

O Cadastro Único é fundamental para a promoção da inclusão social da população brasileira de baixa renda. Por meio dele, é possível manter vários benefícios sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Por isso, a relevância de se manter os dados sempre em dia.

Cadastros sem atualização por mais de 24 meses podem resultar na suspensão ou cancelamento dos benefícios. Para retomá-lo, é necessário regularizar a situação.

O trabalho desenvolvido também oferece atendimento à população com orientações sobre ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em relação aos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.

Documentação necessária para inscrição no Cadastro Único:

Pessoas que moram sozinhas:

•Precisam apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome do titular.

Famílias com duas ou mais pessoas:

•O titular precisa apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome de algum integrante do domicílio.

•Outros integrantes adultos da família precisam, pelo menos, de CPF ou título de eleitor.

•Crianças e adolescentes precisam de CPF ou certidão de nascimento e, se estiver em idade escolar, apresentar declaração de matrícula atualizada.

Os documentos apresentados devem ser originais, não havendo necessidade de cópias. É preciso atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração na constituição da família.

Com informações da Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *